28 de outubro de 2016

Para o menino Inspiracionistas uma salva de palmas!



Corriam os idos de uma tarde de sexta-feira de Outubro de 2015 quando, passeando pelo chat do Gmail para arejar de respectivos capítulos de tese, despontou a ideia de um blog. E assim, nessa noite, fomos dormir como se se tratasse da véspera de Natal de 1994 (pelo menos, a Raquel foi).






Se estabelecer a linha de conteúdos foi basicamente imediato, perceber como dar forma a esta ideia já exigiu um pouco mais de esforço (essencialmente da Daniela, da Ana e de um elemento que deseja permanecer no anonimato mas já foi compelido a participar mais vezes do que gostaria - Carlos, és tu!). Sim, porque a Raquel gosta muito de escrever com o abecedário inteiro, mas muito pouco com os uns e zeros inerentes à programação computacional. De facto, a expressão zero à esquerda classifica de forma precisa a sua prestação na prova "montagem de blog". 





Mais tarde, pelas mãos da Diana Mota surgiu o Inspiracionistas no formato em que hoje o conhecem, tão mais prático, limpo e funcional. Nunca devem subestimar a acção de um profissional!


E eis o que se salda de um ano de blog posting amador:

1. O blog é uma súmula daquilo que já fazemos naturalmente, isto é, reflecte efectivamente a nossa vida e aquilo que fazemos e não é algo que fazemos propositadamente para publicar. Claro que isso implica algumas discussões sobre o jantar ser servido frio frequentemente.




2. O Inspiracionistas incentiva-nos a documentar assiduamente as nossas experiências mais simples do quotidiano e os vários projectos a que sempre nos dedicámos mas que, no passado, raramente ficavam registados em câmara. Também é frequente esquecermo-nos de fotografar uma refeição, não estar preparadas com a devida câmara fotográfica ou achar impróprio ou incomodativo fotografar em restaurantes. Sim, quando nos avaliámos como amadoras não estávamos a brincar.




3. Não invalidando o ponto 1, o compromisso de apresentar dois ou três post semanais incentivou-nos a levar mesmo a cabo projectos que, de outro modo, ficariam provavelmente de certeza na gaveta dos planos durante meses (ou anos). Muitos ainda por lá andam mas aos poucos vão fazendo por aqui as suas aparições.




4. Embora nos esforcemos por criar boas fotografias, a fraca qualidade das câmaras e a falta de talento das fotógrafas, a pequena janela temporal de que dispomos ou a quantidade limitada de adereços podem comprometer a imagem que queremos consolidar. Ainda assim, acho que percorremos um longo caminho e prometemos solenemente continuar a tentar melhorar.




5. Deste lado, são três as "vozes que vos falam". Não estamos sempre de acordo em tudo, partilhamos muitos pontos de vista, mas também nos distinguimos nas abordagens, interesses e  preferências. E o que é tão bom no meio disto tudo é termos um espaço em que podemos expressar essa diferença em total liberdade. A tendência da Raquel e da Daniela para a sumptuosidade calórica tem sempre um equivalente saudável pelas mãos da Ana, mitigando eventuais sentimentos de culpa.




6. Embora não estejamos próximas fisicamente, o  Inspiracionistas acabou por fornecer a desculpa perfeita para nos mantermos em comunicação constante, embora esta comunicação envolva pouco mais do que mails diários que empurram a responsabilidade da publicação de um lado para o outro. Para além disso, abriu também a janela para comunicarmos com mais pessoas, que nos motivam a continuar.


Continuem connosco.

2 comentários:

  1. Sigo o blog desde o início e todas as semanas sem falha venho ler as novidades.
    Adoro as vossas inovações e renovações!
    Espero que continuem por muito tempo a partilhar as vossa ideias, projectos e sonhos e a inspirar quem vos lê...
    Obrigada por nos deixarem espreitar um pouco do vosso dia a a dia e Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Catarina,
    Muito obrigada. Nem sempre conseguimos ser tão assíduas quanto gostaríamos mas lá vamos publicando o que conseguimos e que esperamos que seja do agrado dos nossos leitores. Continue por cá ;)

    ResponderEliminar