6 de outubro de 2017

Movendo-me por La movida



Não sendo uma das viagens de topo presentes na minha lista pessoal era, por força das circunstâncias (proximidade e acessibilidade dos valores das viagens) uma cidade que queria visitar há já algum tempo. No fim destas férias de Verão, aproveitei o apartamento maravilhoso em Quatro Caminos de uma amiga e juntei-me à Movida Madrileña (mas não demasiado).

O roteiro destes três dias não permitiu ir muito além do pacote turístico básico suportado por muitos, muitos, muitos Km percorridos a pé, já que, enquanto for possível, parece-me que é ainda a minha forma preferida de conhecer novas cidades.


Joan Miro, Man with a Pipe, 1925 no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía 

Museo Nacional del Prado

Sem grande esforço perderão um dia completo para visitar o Museo Nacional del Prado e o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía. Aproveitem também esse mesmo dia para desfrutar, ali bem perto, do Parque de El Retiro

Nas viagens de curta duração percorremos muitas vezes as cidades em contra-relógio, perdendo a oportunidade de experimentar a verdadeira essência da cidade. Porque não tirar algumas horas do dia, aproveitando um piquenique madrileño? Comprem umas tapas do vosso agrado, tal como um aromático enchido num dos diversos Paraiso del Ramón, no caso dos mais carnívoros. Estendam uma toalha e descansem os tornozelos inchados e saturados pelas temperaturas pouco recomendáveis de Madrid e o excesso de quilometragem.


Caña, Tinto de Verano e tapas

Dirijam-se às verdadeiras tabernas: mão no balcão, solicitem "una caña" ou quem sabe um "Tinto de verano, cuando puedas", que os madrileños não vão lá com as pressas. Assim façam o vosso pedido e certamente serão bem atendidos, sempre em castelhano, claro. Com sorte, será ofertada a verdadeira tapa - uma pequena porção de comida oferecida aquando da compra de uma bebida, para que a bebida não vos caia mal. Neste caso, calhou-nos um belo pratinho de uma deliciosa paella.

Palácio real aka como atravessar o pátio sem contrair uma enxaqueca instantânea

Mercado de San Míguel

Aproveitem o dia seguinte para o clássico passeio ao longo da Gran Vía e Puerta del Sol, passando pela Plaza Mayor, Teatro Real e Palácio Real. Numa das refeições visitem o Mercado San Míguel, já aqui destacado anteriormente pela sua diversidade nas mais variadas tapas e no seu estilo inconfundível.


Chocolate con churros em San Ginés

Há também que considerar uma paragem estratégica para um Chocolate con churros em San Ginés. Mas por favor peçam apenas 4 a 6 churros para dois, já que, se forem como eu, tenho a certeza que andarão a toque de ENO efervescente desde o dia 1. E já que entrei no tema dos auxiliares de digestão aproveito para lembrar que não devem deixar de provar uns huevos rotos, quem sabe visitando Los Huevos de Lucio. No caminho para o local visitem e percam-se no bairro La latina onde de dia poderão perder-se nas ruelas típicas e de noite poderão encontrar animação até às 6 da madrugada, diariamente. 


Taberna Los Huevos de Lucio


Uma das fachadas presentes nas ruas típicas do centro de Madrid
É verdade que todos os madrileños dizem que a cidade não dorme mas isso é porque nunca estiveram de pé entre as 7h e as 10h da manhã. 

Sem comentários:

Enviar um comentário