10 de outubro de 2017

Creme de cogumelos e aipo




Como toda a gente sabe, em Portugal, se começarmos a refeição com uma sopa, quase todas as infracções subsequentes são permitidas. Sopa é sinónimo de alimentação saudável, mesmo que  algumas envolvam rodelas generosas de enchidos, queijo ou fatias de pão alentejano.

Considerações à parte, a sopa é a melhor amiga de qualquer pessoa com uma vida agitada e pouco tempo (e paciência) para dedicar à culinária durante a semana, constituindo uma fonte de nutrientes reconfortante e satisfatória (que o microondas aquece em menos de nada).

Esta sopa é do favorito de todos os tempos Jamie Oliver (repitam comigo: "from a high") e é perfeita para o Outono (a propósito, já alguém o avistou?).


Ingredientes:

- 1 cebola picada
- cerca de 300g de cogumelos
- 1 talo (grande) de aipo
- 700/800 cl de caldo de galinha ou vegetal
- ervas aromáticas
- 2 colheres de sopa de natas

Preparação:

1. Refogar a cebola picada num pouco de azeite, adicionando de seguida o aipo cortado em cubinhos. Quando estiver translúcida, juntar os cogumelos fatiados. Tapar e deixar estufar durante uns 10 minutos.
2. De seguida, temperar com sal e pimenta, juntar as ervas e o caldo e deixar cozinhar durante 20/30 minutos.
3.  Passar tudo, rectificar os temperos, adicionar mais caldo, se necessário, as natas e já está.




Desta vez usei cerca de 300g de cogumelos marron e uma mão cheia de porcini secos demolhados.  No entanto, também já utilizei uma mistura de cogumelos selvagens congelada e funcionou lindamente. Francamente, tudo o que não sejam cogumelos enlatados cozidos deverá ter um óptimo resultado.






Optei por ervas da Provença (alecrim, tomilho e alfazema) e manjerico para servir,  mas se tiverem salsa e cebolinho à mão, porque não?
 

Sem comentários:

Enviar um comentário