22 de novembro de 2016

"Ponham-me neste filme" #DIY




Ao contrário do mundo cor de rosa das novelas em que toda a gente faz não se sabe bem o quê, mas é extremamente (rico) empreendedor, tem casas incríveis e "criadas de servir" com farda e tudo, no grande ecrã as pessoas tendem a  ter uma profissão ou algum interesse. Este facto, ocasionalmente, faz-nos desejar agarrar numa tesoura ou outra ferramenta similar e pensar "eu também consigo fazer isto". Não se iludam. Aproveitem sim esse ímpeto para fazer alguns dos nossos projectos, que são, como agora se usa dizer, para pessoas reais (e que tal esta para auto publicidade?)


1. "How to Make an American Quilt"

Uma colcha de retalhos construída a várias mãos por entre histórias e conselhos está no centro do filme - no fundo, a arte de quilting aparece como substituto de idas a um psicanalista, com uma colcha quentinha no final em vez de dúvidas e angústias. Com a nossa descrição, soa mais entediante do que na realidade é, ou não reunisse um elenco de all-stars.  Mas é um bocadinho a atirar ao melodrama, ficam avisados.


~



2.  "Orgulho e Preconceito"

Embora o feliz contemplado na categoria "jovens casadoiras a bordar" seja este filme de época, qualquer um dos romances de Jane Austen  é pontuado, a dado momento, por algum episódio com raparigas de agulha na mão. No entanto, nunca vemos o resultado final, o que me leva a crer que não tinham grande talento para a coisa.




3. "O Sexo e a Cidade"

Sim sim, outra vez "O Sexo e Cidade".  Mas, desta vez, o grande "fazedor" é Aidan, o marceneiro. E quem acha que a Carrie foi uma grande parva em escolher o Big em vez do Aidan levante o braço!




4. "O Perfume"

Grenouille é, muito possivelmente, o vilão mais adorável de todos os tempos. Na verdade, passámos mais de metade do filme a torcer para que nunca o encontrassem. Perfumista extraordinaire, ele propõe-se criar a fragrância mais embriagadora do mundo. Calculou mal o desfecho, pobrezito.






5. "Coco Avant Channel"

O irónico em Coco Channel é que, na sua absoluta modernidade que quebrou padrões, a estilista inventou a clacissidade. Agora antes de desatarem a correr para o guarda-roupa em busca de peças para alterar, avaliem as vossas competências de costura.







6." O Patriota"

O Benjamin Martin mata Ingleses como ninguém e faz, com talento, balas a partir de soldadinhos de chumbo, no entanto, não chega a conseguir aprovação, mesmo após diversas tentativas, na prática de  como executar com sucesso uma cadeira de baloiço.





7. O Corcunda de Notre Damme


Trancado na sua torre, o Quasimodo que a Disney usou para nos fazer esquecer o enredo mais que macabro da história original, esculpia os seus próprios personagens em madeira e usava-os para construir um mundo paralelo, onde as ciganas tinham olhos verdes e os transeuntes do século XV conservavam todos os dentes.







8. "Kill Bill - vol.1" 

Estamos a pensar, claro, no Hattori Hanzo,  produtor das melhores espadas do mundo (porém reformado dessa linha profissional), persuadido a produzir novamente um exemplar após 25 anos pela rainha badass Beatrix Kiddo.







9. "The dressmaker"

Quem é que queremos enganar, na verdade ainda nenhuma de nós viu este filme. Mas com a Kate Winslet como protagonista e com este tipo de fotografia, esta película de 2015 não poderia deixar de constar na nossa lista.







E para terminar usamos esta dignificante nota de rodapé para informar que a trilogia "Ponham-me neste filme" foi escrita em parceria pela Daniela Dias e pela Raquel Machete (e esta nota faz-nos parecer o Jardel a falar na terceira pessoa).

Sem comentários:

Enviar um comentário