18 de novembro de 2016

Empadão vegetariano



Quem não aproveita o frio do Outono para por o forno a trabalhar está, a meu ver, assim ao nível de se recusa a provar pratos vegetarianos porque parte do principio que constituirão uma refeição deslavada e incompleta: uma escória da pior espécie. Para que fujam rapidamente deste estigma toca a pré-aquecer o forno e a ensaiar a  seguinte receita, acompanhando-a de uma bela salada de alface ou rúcula (sim, vegetais com vegetais, depois compensam com proteína a mais em todas as outras refeições).





Ingredientes:


- 7 a 8 batatas grandes e 2 batatas doces (em alternativa podem recorrer a puré de batata de compra mas só autorizamos se for da Maggi)
- 3 cenouras
- 100g de cogumelos
- 100g de milho
- 100g de ervilhas
- 1 alho francês
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 caldo de legumes
- tomilho q.b.
- 1 folha de louro
- azeite q.b.
- alecrim q.b.
- pimenta q.b.
- sal q.b.
- margarina vegetal q.b.
- 2 fatias de pão ou pão ralado




Preparação:



1. Colocar numa frigideira um frio de azeite, uma cebola picada, um dente de alho esmagado, uma noz de margarina vegetal e uma folha de louro. Refogar até arder os olhos.

2. Adicionar depois o tomilho e algumas folhas de alecrim (cuidado porque é um sabor muito intenso), as cenouras e os cogumelos em cubinhos, o alho francês em rodelas, o milho e as ervilhas.

3. Juntar um caldo de legumes em cubo e duas chávenas de água bem quente, deixando cozinhar em lume médio até que a água se esgote. Se tiverem caldo caseiro preparado por vocês é para cima de espectacular mas avisamos que também vamos assumir que têm demasiado tempo livre.




4. Preparar depois o puré de batata, também com a batata doce, de acordo com a vossa receita habitual. Cá por casa junto sempre bastante noz moscada e sumo de limão.

5. Revestir depois o fundo de um tabuleiro de forno com puré de batata, seguido de uma camada de vegetais e puré de batata novamente. 

6. Colocar na picadora duas a três fatias de pão torrado juntamente com um fio de azeite e triturar. Colocar sobre o empadão, que deve depois ser levado ao forno a 180ºC durante 20m. Podem também colocar ovo batido em alternativa.




E assim ficam com um bonito e saboroso empadão vegetariano. Para elevarem este prato a um empadão vegan bastará preparar o puré de batata com leite vegetal e ignorar a adição de ovo batido como cobertura. Em alternativa, e se não consegui convencê-los a afastarem-se da proteina animal algumas refeições por semana, poderão usá-lo como acompanhamento para uma refeição carnívora.

Sem comentários:

Enviar um comentário