4 de julho de 2016

Limões em conserva



Há receitas que são realmente bastante complicadas de executar e achamos que nunca teremos tempo suficiente para despender na sua preparação. Depois, há pequenos pormenores que podem elevar os pratos que já confeccionamos, e que nos passam ao lado sem sabermos muito bem porquê.
Durante toda a vida tive acesso a tantos limões quantos quisesse e, no entanto, só recentemente é que experimentei esta receita de limões em conserva. 


Ingredientes


- 3 a 4 limões
- grãos de pimenta rosa
- sementes de mostarda
- vagens de cardamomo
- sal
- água



Preparação



1. Em primeiro lugar é importante esterilizar o frasco. Colocar o frasco num recipiente com água a ferver e, seguidamente cobrir a sua base com sal.

2. Para um frasco médio, cortar 4 a 5 limões. Remover, em seguida, o topo do limão por forma a criar uma pequena base e fazer depois dois cortes cruzados e longitudinais, deixando o fruto unido na extremidade que resta.






3. Colocar um pouco de sal no interior dos limões e colocá-los então no frasco, pressionando para que os sucos se libertem. Adicionar, por exemplo, grãos de pimenta, sementes de mostarda e vagens de cardamomo (era o que havia cá por casa, façam com as especiarias que preferirem). Podem também variar nas especiarias ou, simplesmente, usar ervas frescas, como o tomilho, se essa for a vossa preferência.

4. Adicionar ao frasco o sumo de dois limões extra e perfazer o restante espaço com água corrente. Guardar o frasco num sítio fresco e agitar uma vez por semana. Após um mês, podem começar a utilizar os vossos limões em conserva.




Isto é tudo muito bonito, dizem vocês, mas onde raio é que uso limões em conserva?

Fácil. Podem usá-los numa salada de couscous, grão e salmão, ou como ingrediente de um vinagrette a adicionar a uma qualquer salada verde (porquê usar sempre azeite e vinagre?); podem também juntar ao vosso frango assado ou mesmo adicionar a uma massa fresca, juntamente com alho, azeitonas e parmesão.




A grande vantagem é que duram imenso tempo e vão estar à vossa espera na despensa para quando lhes quiserem dar um oportunidade.
Querem pensar nisso?

Sem comentários:

Enviar um comentário