7 de junho de 2016

Cada aniversário seu bolo



Por esta altura já perceberam que, tal como o antigo sketch do Herman José (façam um favor a vocês próprios e  revejam), "eu é mais bolos". Não falo de bolos profissionais, cobertos de fondant, com frostings impecavelmente distribuídos à superfície, rematados por pequenas figuras megacefálicas e sensaboronas. Falo de bolos simples, rústicos, eventualmente um pouco "toscos" mas que nos deixam, verdadeiramente, com vontade de ir à segunda fatia.

Depois de diversos "discos pedidos" a intimarem a presença do meu bolo de chocolate por aqui, deixo-vos uma versão em que este se apresenta veranesco, um eventual perna-de-pau-like concebido para um aniversário familiar duplo.


Bolo de chocolate



Ingredientes:


- 7 ovos
- 2 chávenas de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 chávenas de açúcar
- 1 chávena de chocolate em pó (corresponde a um pacote de 200g de chocolate em pó Pantagruel)
- 1 chávena de óleo
- 1 chávena de água quente


Preparação:


1. Pré-aquecer o forno a cerca de 170ºC e untar a ou as formas com manteiga ou margarina, passando por farinha em seguida.
2. Numa recipiente grande e limpo bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura amarela e arejada.
3. Juntar aos poucos a farinha, fermento e o chocolate em pó, previamente peneirados, batendo até obter uma massa fofa e homogénea.
4. Juntar depois o óleo, em fio, enquanto bate, repetindo o procedimento com a água quente.
5. Levar ao forno à temperatura já mencionada, deixando cozer até o palito sair limpo. Neste caso usei duas formas de 20cm, dividindo a massa em duas porções iguais.





Buttercream de frutos vermelhos

receita adaptada de migalha doce


Ingredientes:


- 400g de manteiga sem sal
- 150g de açúcar de confeiteiro
- 3 a 4 colheres de sopa de compota de frutos vermelhos


Preparação:


1. Bater a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, até obter a consistência de um creme esbranquiçado. Adicionar depois o açúcar de confeiteiro, voltando a bater. Lembrem-se que a manteiga não deve ser substituída por margarina, neste caso, uma vez que é sobretudo esta que vai dar sabor e textura à vossa cobertura e não queremos um bolo a saber a refogado (acho eu).
2. Acrescentar depois a compota de frutos vermelhos (ou de morango apenas, como preferirem) e bater até obter a consistência desejável para uma cobertura - não a queremos a escorregar pelo bolo mas também não a queremos demasiado firme, para que possamos espalhá-la com facilidade (se vos escorregar a mãozinha, levem de volta ao frigorífico durante alguns minutos para que atinja a consistência ideal).



Para a montagem devem cortar quatro camadas de bolo com a mesma altura e espalhar entre elas um pouco de buttercream de frutos vermelhos e fatias finas de morangos frescos. Depois, devem revestir todo o bolo com esta cobertura, levando ao frigorífico. 





Para a decoração usei tomilho, alecrim, morangos e framboesas mas se quiserem uma apresentação mais divertida ou mesmo infantil podem optar por diversos tipos de sprinkles, guloseimas e/ou bandeirolas customizadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário