5 de maio de 2016

Missão Primavera



Quando o congestionamento nasal vos assalta e os espirros começam é impossível negar: a primavera chegou!

E, para  a receber de braços abertos, há uma série de coisas que podemos fazer, que, tal como mens sana in corpore sano, se destinam tanto a restabelecer os pequenos maus estares que se acomodaram com o Inverno, como a refrescar o aspecto geral do vosso habitat artificial.

Assim, eis 5 coisas que podem fazer para abrir os braços à Primavera em grande estilo:

1. Limpezas de Primavera: já o faziam as nossas avós e, possivelmente, as avós das nossas avós (a diferença é que, muito possivelmente, elas faziam-no sozinhas e vocês podem mobilizar todos os elementos do lar, ajuda profissional ou uma vaporetto titano e seus congéneres). Os dias são mais compridos e secos e permitem-vos declarar guerra às  manchas de humidade, travar a batalha e vencer impiedosamente. Cortinas, tapetes, levem (e lavem) tudo a eito sem misericórdia. De caminho, escondam botas, casacos e cachecóis de maneira a que o frio fique ao largo.


Imagem via House to Home

2. De-cluttering: aproveitem e façam uma boa escolha aos vossos pertences, o que pode ajudar-vos a ganhar tempo, bem estar e mesmo dinheiro. Em parte, discordo do frenesim out with the old, in with the new, porque acredito que parte deste movimento se foca no livrarmo-nos do excesso de objectos sem reflectir acerca do que está sob a superfície - todo o processo de consumo que nos trouxe até aqui e que não vai parar se não for atacado na origem. Algumas reflexões aqui.


Organizar as vossas peças de roupa de forma a ficarem visíveis pode ser um dos truques para darem uso a peças que estavam esquecidas ou simplesmente para perceberem, definitivamente, o que deve ficar fora do baralho


Feita a ressalva, se aquela saia cor de tijolo evasé não vê a luz do dia há 5 anos, talvez esteja mesmo na hora de a levar até à próxima etapa. Não tem de ser o fim da sua vida útil, existem várias hipóteses, que já enumerámos aqui.

3. Evidentemente não podemos re-decorar a casa a cada estação (embora gostássemos). Por isso, com o fuso horário, podem também mudar pequenos elementos decorativos que trazem toda uma nova atmosfera: almofadas, castiçais, abat-jours ou outros apontamentos evocativos da explosão de cores característica da estação.




Entre os residentes do sofá, a lã e o veludo dão lugar a algodões e linhos leves nesta altura do ano

4. Preparar a vossa varanda, pátio ou jardim (ou, na ausência destes, podem arrastar uma mesa de apoio ou um cadeirão para perto de uma janela) de maneira a poderem passar mais tempo ao ar livre ou absorver tanto sol quanto possível. Quer passe por desenterrar a mobília de exterior que esteve guardada ao longo do Inverno ou apenas mudar a disposição dos vossos pertences, organizar uma pequena festa pode muito bem ser a desculpa de que precisam.

Imagens via Ikea, Apartment Therapy e Micasa


5. Tragam o lá fora para dentro. Plantas. Muitas. Adeqúem as espécies e suas necessidades de exposição solar aos locais onde as colocam.


Imagens via Pinterest

Nada disto é novidade, mas a verdade é que tememos o dia em que temos finalmente de declarar o ataque às paredes, empreender a troca de roupeiro de Inverno pelo de Verão e procrastinamos, procrastinamos (andar de botas com vestidos só vale nos festivais, se estão 35º C deixem os vossos pezinhos respirar, pelo bem comum), até que percebemos que adiar não vai fazer o problema desaparecer.

Primaverifiquem a vossa casa: vão ver que no final valeu a pena (e já viram que ninguém fala em limpezas de Outono?)!

Sem comentários:

Enviar um comentário