10 de maio de 2016

Grão-de-bico ou os novos cheetos


Vejam este filme comigo. Domingo de chuva ou de meteorologia desfavorável. Uma vontade súbita de ir "picando" alguma coisa durante o filme da tarde mas a despensa está desprovida de opções ou, as que existem, inspiram sentimentos de culpa imediatos, incompatíveis com a época balnear próxima. Fear not, estou aqui para vos ajudar.


As leguminosas são realmente um ingrediente versátil e saboroso e, por isso, hoje vou mostrar-vos uma forma de usar grão-de-bico para fazer acepipes que podem petiscar em vez de pipocas ou pretzels numa tarde de cinema ou durante um jogo de futebol, sendo também adequados para colocar entre os amendoins, azeitonas ou nachos na ocasional mesa de festa. 

Ingredientes:


- Grão-de-bico
- Louro
- Dente de alho
- Azeite
- Alho em pó
- Sal
- Pimenta
- Cominhos
- Parmesão em pó




Preparação:


1- Colocar o grão-de-bico de molho na véspera e cozer, durante cerca de 30m, na panela de pressão com louro e um dente de alho. Caso usem grão enlatado podem passar directamente para o passo 2.

2- Escorrer e secar muito bem as leguminosas. Para esse efeito usem primeiro, por exemplo, o escorredor de salada e depois papel de cozinha absorvente. Colocar o grão-de-bico num tabuleiro de forno sobre uma folha de papel vegetal, salpicar com sal e regá-lo com azeite de forma a ficar uniformemente untado.




3-  Levar ao forno a 180ºC entre 30 e 45m. O ideal é mesmo irem abrindo o forno, procurando uma cor tostada e tirando o ocasional grão para testar se está crocante. 

4- Depois de o tirarem do forno e enquanto ainda está quente envolver o grão-de-bico na mistura de parmesão e alho em pó, cominhos, sal e pimenta.






A mistura que serve de tempero ao o grão-de-bico é absolutamente variável de acordo com as vossas preferências. Podem usar pimenta de cayenne, apenas sal e pimenta ou mesmo uma mistura de ervas ou especiarias do vosso agrado.

E porque não usar já o próximo fim de semana para testar esta receita? Afinal, parece que a meteorologia desfavorável vai continuar por mais uns dias.


Sem comentários:

Enviar um comentário