4 de abril de 2016

Tarte de caramelo salgado e chocolate



O almoço de Páscoa deste ano foi brindado com uma sobremesa rica e pecaminosa que é exactamente o que se quer depois de enfardar as entradas e o prato principal (perdido por 100, perdido por 1000, certo?). Na verdade, independentemente da diversidade que temos ao nosso alcance, se comermos e bebermos com moderação não há nada que nos proíba de usufruir de uma sobremesa deste tipo. 


Se depois do almoço não ficarem "abesoirados" no sofá a ver o filme da tarde e compensarem o "esforço" do almoço com uma caminhada e, quem sabe, algum exercício ao fim do dia, acreditem que esta transgressão não vos trará grandes sentimentos de culpa. A receita que usei roubei-a à Donna Hay; no entanto, como fiz pequenas alterações vou  partilhar convosco a minha versão.

Ingredientes:


Para a massa:
- 25g de cacau
- 230g de farinha
- 125g de margarina vegetal
- 50g de açúcar em pó
- 3 gemas
- 1 colher de sopa de água fria (apenas se for necessário)


Para o caramelo salgado:
- 250ml de natas
- 50g de manteiga ou margarina vegetal
- 330g de açúcar
- 125ml de água
- 1 colher de chá de sal marinho ou flor de sal


Ganache de Chocolate:
- 150g de chocolate preto de boa qualidade
- 125ml de natas 

- Sal marinho ou flor de sal para polvilhar



Preparação:


1- Comecem por preparar a massa; juntem todos os ingredientes secos (farinha, cacau e açúcar em pó) numa bancada limpa (podem fazê-lo na picadora, se preferirem) e adicionem a manteiga/margarina em pequenos cubos. Processem esta mistura na picadora ou trabalhem os ingredientes com mãos lavadinhas até obterem algo semelhante uma areia pastosa.


2- Juntem depois as gemas e amassem até que obtenham uma massa elástica e consistente. Dependendo da manteiga/margarina que estão a usar pode ser necessário usar mais farinha ou adicionar a colher de sopa de água fria que mencionei nos ingredientes. You will be the judge of that!


3-  Façam uma bola com a vossa massa, enrolem-na em película aderente e coloquem no frigorífico durante cerca de 30 minutos (pausa para café). 




4- Numa superfície enfarinhada, ou entre duas folhas de película aderente, estendam a vossa massa (até atingirem cerca de 5mm de altura) e forrem uma tarteira que, preferencialmente, deve ser de fundo amovível e deve estar revestida de papel vegetal (que vos avisa vosso amigo é!).


5- Levem-na ao forno, a 180ºC, com uma folha de papel vegetal por cima, mas não sem antes recrutarem as leguminosas que residem na vossa despensa e alimentam os gorgulhos (eu usei lentilhas). Estas devem ser colocadas sobre o papel vegetal para evitar formação de bolhas na vossa massa enquanto ela coze no forno. Depois de 15 minutos retirem os vossos legumino-pesos e o papel vegetal e deixem a massa cozinhar mais 10 a 15 minutos a 180ºC.




6- Quando a massa estiver no forno podem debruçar-se sobre o vosso caramelo (não literalmente). Juntem a água e o açúcar em lume médio e deixem-nos estar p'rali. Embora demore algum tempo, evitem mexer, deixando o açúcar liquefazer até ganhar um tom acastanhado. Nesse momento, tirem o caramelo do lume e adicionem as natas, mexendo bem (cuidado, elas borbulham). 

7- Levem de novo ao lume e deixem cozinhar o caramelo com as natas durante um a dois minutos, juntem o sal e a manteiga/margarina; quando obtiverem uma mistura homogénea podem retirar do lume. Vertam o caramelo sobre a vossa base (que já deve estar no prato de servir) e deixem solidificar: primeiro à temperatura ambiente, depois no frigorífico.

8- Para fazer o ganache de chocolate basta levar o chocolate (partido em pequenos pedaços) e as natas a um banho-maria, envolvendo sempre, até obterem um creme. Este deve ser vertido sobre o caramelo.




Deixem a vossa tarte no frigorífico até servir, altura em que devem polvilhá-la com sal marinho ou flor de sal.

Agora que entramos na estação seca dos períodos festivos (já não era sem tempo) podem usar o próximo aniversário aí de casa para experimentar!

Sem comentários:

Enviar um comentário