11 de abril de 2016

Flan de courgette e menta

 

Ainda sob o jugo das amêndoas de Páscoa e demais alimentos horríveis que somos obrigados a consumir em excesso, trago-vos a receita ideal para mitigar sentimentos de culpa (para esse efeito, usem natas light) e para esta estação, leve e fresca. 

Podem ainda pô-la a bom uso quando a senhora Primavera resolver dar um ar de sua graça e decidir permitir-nos picnicar.


Ingredientes:


1 courgette de tamanho médio
1 cebola picada
3 ovos
2dl de natas (podem ser substituídas por natas light ou de soja)
4c (sopa) de farinha
1 molho de hortelã
200g de requeijão ou queijo feta
sal e pimenta, comme il fait

Preparação:


1- Comece por picar uma cebola e levá-la a refogar com um pouco de azeite. Enquanto isso, corte a courgette em finas fatias e, quando a cebola estiver translúcida, pode adicioná-la ao refogado e deixar cozinhar 10 a 15 minutos em fogo médio.




2- Numa taça à parte, bata os ovos com as natas e a farinha, juntando em seguida o queijo. Retire a courgette do lume, deixe arrefecer alguns minutos e junte-a de seguida ao preparado de ovos.

3- Para finalizar, adicione a hortelã picada e rectifique o sal, juntando pimenta a gosto.





4- Forre uma tarteira com papel vegetal e unte antes de verter o preparado, que deverá levar a  cozer a 180ºC durante cerca de 25 a 30 minutos ou até que apresente um tom dourado.




Ficará com este ar de fritatta e, acompanhado de uma salada, constituti uma refeição deliciosa. A courgette pode ser substituída facilmente por outros legumes (que vagueiem pelo frigorífico já cozidos, por exemplo), assim como o hortelã por outras ervas, tais como o primo direito manjericão ou o parente um pouco mais afastado, o senhor cebolinho.

Bom apetite!







Sem comentários:

Enviar um comentário