10 de março de 2016

Ovos marmoreados chineses


Têm em casa ovos a mais prestes a passar do prazo? Vão dar um almoço e não têm uma entrada minimamente interessante que ligue bem com o prato asiático que vão preparar? Estão simplesmente aborrecidos e querem usar a cozinha como um escape entusiasmante? Fiquem comigo.




Decidi executar esta receita, muito simples, de ovos marmoreados chineses pela primeira vez. A verdade é que não passam de ovos cozidos (durante muito tempo) com sabor a especiarias. No entanto, dão um aspecto giríssimo a qualquer mesa e todos sabemos que os olhos também comem, certo?




Ingredientes


6 ovos
água
estrela de anis
casca de laranja
pau de canela
1 colher de sopa de açúcar
2 saquetas de chá preto
1 chávena de molho de soja




Preparação


1. Comecem por colocar os ovos numa panela com água mas apenas um pouco mais do que o suficiente para que fiquem totalmente submersos.

2. Cozam os ovos cerca de 3 minutos, retirem-nos da panela e coloquem-nos a arrefecer sob água corrente, preservando a água da cozedura.

3. Depois de arrefecerem os ovos, cuidadosamente, batam na casca com as costas de uma colher até esta ficar totalmente estalada. Evitem fazê-lo demais porque se a casca partir definitivamente, não vão conseguir obter o tal efeito marmoreado.




4. Adicionem os ovos novamente à água da cozedura e juntem as duas saquetas de chá preto, o molho de soja, a estrela de anis, uma colher de açúcar,  pau de canela e a casca de laranja.


5. Levem ao lume e deixem levantar fervura. Mantenham depois em lume baixo a médio durante cerca de 40 minutos. Por fim, retirem do lume e deixem os ovos a repousar nesta infusão durante a noite.






A parte mais difícil de todo o processo é mesmo a remoção das cascas. Eu sei que querem perceber rapidamente se a técnica funcionou mas tenham paciência e façam-no com muito cuidado, sob pena de servirem como entrada cascas marmoreadas chinesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário