14 de março de 2016

City break #2 - Leiden


Leiden é uma cidade universitária localizada a menos de uma hora a sul de Amesterdão. Aproveitei para visitar esta cidade, entre outras da Holanda, numa época em que um familiar por lá completava o seu curso de mestrado.

Foi nesta cidade que foi fundada a primeira universidade do país, muitos cientistas de renome nela estudaram, sendo também o berço de variadas personalidades - Rembrandt é apenas um exemplo. Para além dos factos, conta com um charme que muito lembra Amesterdão, ostentando a serenidade característica de uma cidade mais pequena.



Marekerk é um dos locais de culto que poderão observar ou visitar, junto ao Oude Vest.  As igrejas e catedrais mais comuns da cidade são tipicamente católicas ou protestantes.

Oude Singel, onde se localiza o museu de Lakenhal. 

Melhor altura para visitar: no início do Verão terão o clima a vosso favor e poderão ainda apanhar parte do b(l)oom das túlipas e dos narcisos.

Alojamento: Leiden é uma cidade universitária. É aconselhável alugar um quarto numa casa habitada para uma estadia de curta duração e conseguem, frequentemente, preços mais acessíveis do que através de estadias em hostels que se encontram frequentemente lotados.

Restauração: A meu ver, a gastronomia não é o forte da Holanda (bom, vamos excluir desta conclusão os produtos de Rudolph van Veen que é um autêntico mestre pasteleiro). Porém, facilmente encontrarão muitos restaurantes internacionais a preços relativamente acessíveis, bem como inúmeras casas de panquecas holandesas – essa sim, uma das especialidade do país. Aproveitem também para fazer as vossas refeições nos mercados de rua e para degustarem as maravilhosas stroopwafels acabadas de confeccionar.

Locais a visitar: No Leiden street market podem esticar as pernas enquanto apreciam um enorme diversidade de produtos (espero que tenham bagagem de porão!); podem percorrer Haarlemmerstraat para fazer as vossas compras – às quintas-feiras as lojas encontram-se abertas até mais tarde; uma óptima opção para um passeio ao ar livre passa por alugar uma bicicleta que podem usar para percorrer os canais ou, saindo da cidade velha, ir até às praias; no museu de história natural – Naturalis – não só podem ver uma impressionante colecção de réplicas e verdadeiros fósseis, como podem observar de perto os investigadores a trabalhar, no seu habitat natural (não percebo o interesse); entre outros, podem também deslocar-se ao museu de Lakenhal que conta com uma colecção diversa de pinturas de Rembrandt ou Lucas van Leyden (vale muito a pena).


O projecto de poesia de Leiden: poemas de autores internacionais, incluindo Fernando Pessoa, encontram-se pintados nas paredes exteriores de muitos edifícios da cidade.


Um conjunto de réplicas de animais disponíveis no museu Naturalis.


O pormenor de um dos fósseis no museu Naturalis.

Uma generosa fatia de queijo Edam ou Gouda constitui uma óptima alternativa ao tradicional íman para o frigorífico que trarão como souvenir.

No mercados de rua apreciem a variedade de flores disponíveis; uma vez que estas dificilmente farão de forma graciosa a viagem de regresso convosco, podem optar por adquirir bolbos que são reutilizáveis durante anos.


A entrada da cidade velha. Bem, visto deste lado é mesmo a saída.


Hooglandse Kerk é um local que vale a pena visitar. Originalmente construída no século XV é, hoje em dia, uma das igrejas protestantes do país.

Se tudo isto falhar mas ainda assim estiverem dias de sol, juntem-se aos autóctones, coloquem o vosso melhor maple na rua, saquem do fogareiro e façam um barbecue de fazer inveja a qualquer cidadão americano.  

Sem comentários:

Enviar um comentário