24 de fevereiro de 2016

Uma andorinha (sobre a mesa) não faz a Primavera



Com o despontar dos primeiros raios de sol pós-chuva chegam as ânsias dos terraços, das esplanadas e das refeições ao ar livre. Olhos de bambi a tentarem focar-se no ecrã do computador, mas dando por si a contemplar o sol dos dias compridos através da janela, começam a ver nascer ideias de evasão de qualquer espaço fechado.




Uma vez que não díspomos de recursos decorativos ilimitados (ao contrário do que possa parecer), convidamo-vos, uma vez mais, a olhar para o conteúdo de fruteiras e outros espaços das vossas residências em busca de inspiração. Desta feita, a nossa escolha recaiu sobre um dos citrinos da época. Aproveitem aquele saco cheio de tangerinas que vos trouxe o vosso pai/tio/vizinha ou procurem no mercado. Certamente, encontrarão estas pequenas em abundância.

Claro que o castelo ali por trás é cenário (produzido para a BTL do ano passado), o que é que pensavam?







Mantendo uma base neutra composta por loiça branca e individuais em palhinha natural,  escolhemos o laranja e o verde como tons predominantes, aos quais adicionámos pequenos apontamentos de outras cores (tábua de pão, tea-towel, vasos de suculentas, prato de bolo e caixa de madeira, de diversas origens) . Não precisam de cingir-se a dois tons ou, na verdade, a quaisquer tons, desde que que, com o que dispõem, consigam um equílibrio harmonioso. Desde que funcione, podem usar mais cores do que aquelas disponíveis na vossa antiga caixa de lápis.




Se não acreditam que usamos tudo a que temos acesso, atentem. Neste caso, recorremos à fruta e flores da época - limões e frésias - aos quais adicionámos pequenos acessórios que retirámos desta e daquela prateleira. Em particular, usámos como "caminho de mesa" uma écharpe floral que estava entediada do Inverno passado na gaveta.








Os guardanapos de papel lilás associados às argolas com mochos da VIVA fizeram bem a ligação do amarelo e verde presentes nos elementos naturais a este nosso "caminho de mesa" improvisado.




Destacamos ainda a presença de um velho conhecido sempre presente em jantares de amigos e família - Bordallo Pinheiro - aqui na forma de prato de bolo (que aqui foi utilizado para colocar o pão) e de jarro "limão".







A aproximação, a passos largos, do fim do Inverno, traz-nos também o despontar das primeiras plantas bulbosas: frésias, lírios, narcisos, jacintos, entre outras. E como não usar estes elementos numa mesa que pretende celebrar a chegada (esperemos que para ficar) dos dias de sol?




O kit de jardinagem pareceu-nos demasiado bonito para permanecer no anonimato e também foi convocado para esta mesa despretensiosa, que une florais e  rusticidade industrial (parece muito conceptual mas na verdade fomos "atirando" elementos que pareciam combinar).




A câmpanula e a cesta metálica vieram da CASA e as formas de bolo/pudim são dois espécimes antigos resgatados de uma qualquer REMAR há uns bons anos (que vos aconselho vivamente a visitar quando estiverem em busca de mobília antiga, se o OLX vos falhar).




Com a Páscoa ao virar da esquina, podem adaptar as nossas sugestões e rematá-las com a disposição de um ou outro ovo ou coelho mesa fora (e porque não escondê-los entre a folhagem para que a pequenada os encontre? Isto exclui evidentemente os ovos XL da Kinder e afins).




É um facto que uma andorinha não faz a Primavera mas, por aqui, eu e a Raquel, apostámos tudo nos nossos rituais de celebração da nova estação para que esta se sinta persuadida a chegar depressa.

1 comentário:

  1. Gosto do que está apresentado.
    Como boa palmelense e amiga da Raquel, posso pôr à vossa disposição aquelas que considero as minhas melhores fotografias. Faço-o, contudo, com direitos de autor

    ResponderEliminar