18 de fevereiro de 2016

Tarte de limão merengada



Esta tarte garante-vos um brilharete em qualquer festa de aniversário ou jantar. Além disso, há lá forma mais saborosa de consumir vitamina C?

É minha opinião que cozinhar com os ingredientes da época tem uma infinidade de vantagens. Vejamos, a fruta e legumes nunca sabem tão bem como quando crescem naturalmente, no seu tempo, sem empurrõezinhos químicos ou tecnológicos. Para além disso, escusam de estar a  viajar quilómetros até à vossa mesa (e a emitir carbono pelo caminho). Último argumento: são bastante mais baratos quando são abundantes, e só são abundantes quando estão na época.

Mas chega de conversa!

Ingredientes:



Massa



1 pacote de massa quebrada (ou em alternativa esta receita de pâte brisée)


Recheio 



1/4 chávena de farinha de trigo
1/4 chávena d amido de milho
3/4 chávena de açúcar
2 colheres (sopa) de raspa de limão
1 chávena de sumo de limão
1/2 chávena de água
1/2 chávena de leite
50g de manteiga
4 gemas



Merengue


4 claras
3/4 chávena de açúcar


Preparação


1. Comecem por forrar uma forma de tarteira com a massa quebrada, mantendo o papel vegetal. Levem-na ao forno a 190ºC coberta com papel de alumínio durante 20 minutos, altura em que deverão remover o papel e deixar a massa cozer durante mais 5 minutos.

2. Enquanto a massa coze no forno, levem ao lume as farinhas, o açúcar, a raspa e o sumo de limão, a água e o leite, misturando bem até obterem uma mistura uniforme. Deixem cozer em lume brando, mexendo sempre, até que a mistura levante fervura e engrosse. Nesse momento, retira-se a caçarola do lume e adiciona-se a manteiga e as gemas, envolvendo bem. De seguida, leva-se de volta ao fogão, em lume brando, deixando cozer cerca de 1 minuto.






3. Vertam o recheio sobre a massa de tarte, previamente cozida.

4. Batam as claras com o açúcar até obterem uma mistura brilhante e coloquem o merengue sobre o recheio, levando ao forno até que comece a dourar (a 180ºC).


Lembrem-se de deixar arrefecer a tarte no forno, de maneira a que não apanhe correntes de ar ou diferenças de temperatura (o merengue é uma flor de estufa!!)

 
A magnífica forma de papel que vêm na foto é uma  invenção recente. Trata-se de uma forma descartável, anti-aderente, que vai directamente do forno para a mesa, evitando o incómodo de lavar louça. Existe em vários padrões e para mais do que um tipo de bolo (esta veio do E-Leclerc)



Garanto-vos que se vão sentir um pouco como a Bree Van de Kamp ao chegar a uma festa com esta tarte!


Sem comentários:

Enviar um comentário