15 de fevereiro de 2016

City break #1 - Oxford




Apesar de não ter sido um verdadeiro "City break" (visto que foi visita profissional), Oxford inspirou-me para escrever um pequeno post sobre alguns dos recantos mais interessantes desta cidade.
Quando pensamos em Oxford pensamos, quase imediatamente, em história, em literatura, em cinema, e incontornavelmente no prestígio académico da universidade - criada em 1096, sendo a segunda (ou terceira - há sérias disputas!) universidade mais antiga do mundo. Cronologias à parte, Oxford é de facto uma cidade com um charme e uma aura especial, onde nos sentimos em contacto directo com o passado, e com tantas entidades importantes que fazem parte da cultura e imaginário mundial.


Por todos estes motivos, vale mesmo muito pena reservar dois ou três dias para mergulhar no charme "oxoniano" e percorrer as ruas, os colleges e os museus à procura dessas referências culturais tão importantes.

Provavelmente o "Pret A Manger" mais espectacular de sempre localizado na "High"
Entrada de Christ Church Oxford
O altar da catedral de Christ Church
Mais uma de Christ Church para os fãs do Harry Potter

Melhor altura para visitar: Verão (caso contrário a chuva estará lá à vossa espera)

Alojamento: Oxford é uma cidade bastante cara. No entanto, se visitarem a cidade no Verão, quando os estudantes estão fora, podem alugar um quarto num dos diversos colleges. Assim poderão ficar alojados não só no centro da cidade, como também num edifício cheio de história e recantos para descobrir.

Restauração: A cidade está cheia de pubs pitorescos onde podem provar pratos tradicionais britânicos, tal como as diversas ales artesanais (tipo de cerveja). Se preferirem algo mais exótico, podem sempre visitar Cowley street onde irão encontrar diversos restaurantes internacionais a preços mais convidativos.

Locais a visitar: Ashmolean Museum (o museu público mais antigo do mundo); Christ Church College e as suas meadows (onde podem ver alguns dos cenários do Harry Potter); Radcliff tower e Bodleian library; Jardim Botânico (com mais 5000 espécies); Eagle and the Child (o pub onde os "Inklings" se encontravam todas as Terças-feiras); o castelo de Oxford (estrutura Normanda de 1073); High street (conhecida apenas como "High") para quem gosta de compras.
Porém, pecorrer as ruas desta cidade é já de si uma experiência!

Colecção Egípcia no Ashmolean
George Braque no Ashmolean
The Eagle and the Child: o pub onde o Tolkien e o C.S. Lewis tantas vezes discutiram as suas obras. Um dos sítios mais emocionantes de Oxford, para mim.
O recanto preferido destes autores
Sem dúvida uma cidade a revisitar!



Sem comentários:

Enviar um comentário