4 de janeiro de 2016

Alimentação Pós-festas #1 - 'Taças cheias de Nutrientes'

Acho que todos reconhecemos que depois das festas o organismo precisa de sossego alimentar. 
Os excessos do Natal e do Ano Novo conduzem-nos, muitas vezes, à má digestão, à sensação de enfartamento e, consequentemente, à falta de energia e vitalidade. Uma das formas mais eficazes de dar a volta a esta situação é adoptando uma alimentação cuidada, rica em vitaminas, anti-oxidantes, e em alimentos que estimulem o sistema imunitário.
Por isso, durante este mês de Janeiro, vamos partilhar convosco receitas simples, que podem incluir facilmente no vosso dia a dia, para garantir que todos voltamos à nossa melhor forma!

Começamos, então, por partilhar uma taça de pequeno-almoço (ou mesmo de almoço, quem sabe), cheia de ingredientes saudáveis e naturais, que nos fazem muito bem!



Ingredientes

1 banana madura
1 punhado de frutos do bosque (congelados são mais em conta)
1 colher de sopa de manteiga de amendoim (sem açúcar, atenção!)
2 colheres de sopa de sementes de chia
Granola/ muesli sem açúcar
Sementes de abóbora
150mls de leite vegetal (soja, amêndoa, aveia)*
Canela a gosto


Preparação
1. Juntar a banana, as bagas, as sementes de chia, a manteiga de amendoim e o leite vegetal no liquidificador, de forma a criar um smoothie espesso, com a consistência de um iogurte;
2. Colocar numa taça, juntar os cereais e as sementes de abóbora e polvilhar com canela a gosto;

Como alternativa podem usar a varinha mágica, desde que descongelem as bagas, ou que as usem frescas para não ocorrerem baixas na cozinha.

Se preferirem uma versão menos calórica, podem cortar na manteiga de amendoim, porém este ingrediente assegura a ingestão de proteína, tornando a refeição mais completa para leitores vegetarianos ou vegans.


* Sugiro leites vegetais dado o facto de não consumir laticínios. Sigo uma alimentação vegetariana e procuro sempre substituir os açúcares refinados por soluções mais naturais e saudáveis. Contudo, todas as receitas que apresento podem ser adaptadas ao regime alimentar de cada um.


Demora menos de dez minutos a ser preparada e constitui uma refeição bastante completa, onde vitaminas, potássio, magnésio, proteína e anti-oxidantes estão garantidos!

Para além de tudo isto, é naturalmente doce e super agradável. Uma prova que saudável e apetitoso podem andar de mãos dadas!

Espero que gostem e partilhem com todos aí em casa.


                                                                
                                                               Instagram @inspiracionistas

Sem comentários:

Enviar um comentário