23 de dezembro de 2015

Reunião Natalícia

Anualmente temos por tradição juntarmo-nos em torno da mesa de Natal. Este jantar, ao contrário da grande maioria dos jantares natalícios, pretende ser um rendez-vous acolhedor, caseiro, onde aplicamos toda a nossa energia para criar uma refeição que evoque o espírito do Natal português, ao invés de um evento num restaurante de grupo com dois pratos à escolha, onde as pessoas se sentem convidadas a sair da mesa à velocidade da luz. Fazemos planos de duas entradas, acompanhamentos e de chegadas pontuais que em cima da hora saem invariavelmente defraudados (mas não faz mal, que aqui o mâitre de sala também janta e não tem pressas).
De facto, juntamos os amigos mais próximos e dividimos tarefas, entre entradas, pratos principais, sobremesas e vinhos, nada fica ao acaso. Apreciamos a arte de bem servir, de bem cozinhar e de expressar o nosso afecto pelo outro através destes pequenos gestos. Assim, cozinhar e partilhar mais do que um trabalho, é uma grande alegria (e um pouco de stress, que envolve polares da Quechua e cabelos em desalinho, tudo corrigido a tempo de abrir a porta).

Deste modo, e antes da grande ceia de Natal, aproveitamos para partilhar a nossa pré-ceia entre amigos, para partilhar as nossas receitas e a nossa mesa, esperando que estas possam servir de inspiração para a longa noite que se aproxima.

A mesa de jantar com salgados diversos, pão, vinho e palmiers de parmesão e presunto.

O primeiro prato da noite ficou a cargo da Daniela, que nos presenteou com umas tartelettes de cebola caramelizada e queijo de cabra, que vale a pena replicar em qualquer casa, em qualquer ocasião, desde que isso não vos obrigue a esperarem até as nove da noite para começar a jantar, como foi o nosso caso. Por isso, aqui fica a receita destas entradas de tirar o chapéu.

Tartelettes de cebola caramelizada e queijo de cabra

Ingredientes:

Massa folhada (como tenho uma vida para além dos afazeres domésticos, esta foi comprada congelada)
Queijo de cabra
3 cebolas grandes
Açúcar amarelo
Vinho Tinto (por favor não achem que se usarem vinho carrascão isso não transparece para o prato)
Tomilho fresco
Sal
Pimenta
Mel




Preparação:

1. Adicionem azeite a uma frigideira grande e refoguem as cebolas, cortadas em rodelas, até ficarem completamente cozinhadas e moles (sem ficarem castanhas: para saberem quando estão bem consultem os tons da pantone). Não coloquem demasiado azeite e deixem que este desapareça quase por completo.
2. Acrescentem depois um copo de vinho tinto e deixem evaporar quase totalmente. A meio deste processo, quando o álcool (e não o líquido) tiver evaporado completamente, adicionem 3 a 4 colheres de sopa de açúcar amarelo, sal e pimenta e deixem cozinhar as cebolas até que praticamente todo o líquido tenha evaporado.
3. Forrem as formas de tartelettes com papel vegetal, e coloquem a massa folhada que estenderam, previamente, numa bancada enfarinhada.
4. Cozinhem a massa folhada durante cerca de 10m a 180ºC. Se tiverem uns feijões prestes a ganhar gorgulhos atirem para lá para fazer peso quando cozerem a massa.
5. Adicionem depois a cebola que reservaram, um fio de mel e uma fatia de queijo de cabra que podem dispôr inteira, no centro da tartelette para um efeito estético que mais se coadune com as últimas do instagram, ou  partida em pedacinhos, que foi o que fiz.
6. Cubram com dois ou três raminhos de tomilho fresco e levem ao forno novamente, nas mesmas condições, até a massa estar dourada e o queijo derretido.

Na noite da consoada, o bacalhau é o prato principal nas nossas casas, e nesta noite não foi excepção.

Crumble de bacalhau e grelos com batatinhas Hasselback

Ingredientes:

Bacalhau
Grelos
Alho
Broa de milho
Coentros
Leite
Louro
Azeite

Preparação:

1. Comecem por escalfar o bacalhau em leite aromatizado com a folha de louro.
2. Escaldem os grelos durante 5/10 minutos e, de seguida, levem-nos a alourar com 2 ou 3 dentes de alho e azeite. Deixem arrefecer durante alguns minutos e piquem grosseiramente.
3. Transfiram o bacalhau para uma assadeira, cobrindo-o depois com os grelos. À parte, piquem a broa com 1 ou 2 dentes de alho e um pequeno molho de coentros. Coloquem sobre o bacalhau e reguem tudo com azeite antes de levarem ao forno. Está pronto quando o crumble estiver dourado.
4. Para fazer as batatinhas hasselback coloquem-nas, depois de lavadas, entre duas colheres de pau, fazendo cortes até atingirem o cabo das colheres.
5. Levem-nas ao forno, primeiro com a parte cortada para baixo, virando a meio da cozedura. Podem usar azeite ou margarina, de acordo com as vossas preferências, assim como as especiarias e ervas aromáticas que melhor combinem com o vosso prato. Neste caso foram cozinhadas com margarina, sal, pimenta e polvilhadas com cebolinho mesmo antes de servir.


Para sobremesa, o grande clássico revisitado pela Raquel: um tronco de Natal de avelã, com cobertura de chocolate negro e caramelo salgado, seguido por um Vinho do Porto para terminar bem a refeição.

Tão retro quanto poderia ser, a receita seleccionada foi a da Rachel Allen que podem consultar aqui, com a única diferença que as nozes pecã (que provavelmente custam tanto como caviar por estes dias) foram substítuidas por avelã, que convenhamos, vão muito bem com chocolate e caramelo. Deixámos o cavalo Dala a guardar o tronco, não fosse um meliante desviar-se da sua rota entre a sala e a casinha para roubar esta iguaria (a receita inclui a reserva de parte do caramelo salgado para acompanhar o tronco - não saltem este passo!!!).
Os cogumelos, castanhas, pinhas, bolotas e outros elementos de chocolate vieram do Aldi, uma espécie de caverna de Ali Babá com toda a espécie de tesouros aleatórios (e sabiam a Guylian).

Aqui ficam, então, as nossas sugestões para a mesa de Natal. 
Quem sabe podem experimentar algumas delas já amanhã!



inspiracionistas@instagram

Sem comentários:

Enviar um comentário