Se é verdade que os pratos reconfortantes sabem melhor no Inverno, também é verdade que no Verão ficamos satisfeitos com menos e é frequente um prato de sopa e uma fruta constituírem uma óptima refeição.
Estamos habituados a que uma sopa inclua legumes variados, mas no pino do verão, na força do feijão verde e do tomate, também pode saber bem variar. Para essas ocasiões, deixo-vos uma sopa que vai para além dos nossos habituais cremes de legumes.
Ausente de uma tradução literal minimamente digna, o chowder não é mais do que uma sopa grossa, com origens Europeias mas hoje também tipicamente Americana, feita com leite e normalmente acompanhada com tostas ou mesmo bolachas de água e sal. Pode assumir diferentes versões: ameijoas, peixe e outros mariscos ou milho e vegetais. Esta é a minha versão de Chowder de milho.
Chowder de milho
*serve 4-5 pessoas
Ingredientes:
- 5 batatas grandes
- 1 alho francês
- 1 cebola
- 1 raminho de tomilho
- cerca de 400g de milho
- 500ml de leite
- 100ml de natas (opcional)
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- pão torrado, cebolinho e parmesão q.b.
Preparação:
1. Picar finamente a cebola e cortar o alho francês em rodelas com cerca de meio centímetro. Levar ao lume com um fio de azeite e deixar refogar, em lume baixo, até os vegetais amolecerem. Adicionar sal e pimenta a gosto.
2. Adicionar 2 colheres de sopa de amido de milho, previamente peneiradas, e mexer até que os vegetais estejam bem envolvidos. Juntar depois o leite e cerca de 1L de água, e eventualmente as natas caso prefiram incluí-las.
3. Adicionar depois as batatas, cortadas em cubos e cozer durante cerca de 10 a 15 minutos e juntar depois o milho, permitindo que coza durante cerca de mais 5 minutos.
4. Com o auxílio de um esmagador de batata, calcar os vegetais, especialmente a batata, por forma a que esta sopa engrosse significativamente.
5. Para servir, pode optar por triturar uma fatia de pão de centeio torrado, ralar um pouco de parmesão e polvilhar com cebolinho. Pode também acompanhar com bolachas de água e sal e polvilhar com salsa fresca, por exemplo.
Este prato pode ser degustado num breve jantar tardio ou podem também optar por guardar a receita nos vossos favoritos, preparando-a num dia em que as temperaturas se mantenham abaixo dos 30ºC.
Sem comentários:
Enviar um comentário