Foi com pesar que assisti, em meados dos anos 2000, à transformação dos restaurantes e take aways chineses em lojas de tudo-e-mais-alguma-coisa, em alguns casos, ou em restaurantes japoneses de passadeiras rolantes que distribuíam wontons lado a lado com batatas fritas.
Os crepes ainda foram surgindo em versões aproximadas na maioria dos supermercados, contudo, não mais haveria galinha com amêndoas à sexta-feira ou, pior, arroz chow chow.
Os anos passaram e tive de chamar a mim a solução do problema. E hoje, partilho convosco a minha receita de arroz chow chow (aviso já que é menos gordurosa, só para saberem).
Ingredientes:
(para 4 ou, se estiverem com muitas saudades, pode ser só para vocês)
- 1 chávena de arroz (grão longo)
- 2 chávenas de água
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de azeite
- 4 cebolinhos ou um pouco de alho francês
- 1/4 pimento vermelho ou amarelo
- 2 fatias de bacon, cortadas em tiras
- 200g rebentos de soja ou feijão mungo
- 100g ervilhas
- milho (opcional)
- milho (opcional)
- molho de soja a gosto
- sal e pimenta
Preparação:
1. Deite a água numa panela com meia colher de chá de sal e deixe ferver. Enxagúe o arroz sob água corrente até que a água corra translúcida, deixe escorrer e adicione à agua a ferver, deixando cozinhar por 10/12 minutos.
2. Verta o arroz num prato de servir para que arrefeça.
3. Bata o ovo com sal e pimenta. Aqueça um pouco do azeite ou meia colher de manteiga numa frigideira e cozinhe o ovo em omelete. Retire para uma tábua e deixe repousar.
4. Junte o restante azeite à frigideira que utilizou, adicione o cebolinho ou alho francês, o pimento e, de seguida, o bacon, deixando saltear alguns minutos. De seguida incorpore as ervilhas, os rebentos de soja ou feijão mungo e o molho de soja.
5. Misture o arroz, rectifique os temperos e junte as tiras de omelete. Está pronto a servir!
Sem comentários:
Enviar um comentário