O Natal já lá vai, o dia de São Valentim está ultrapassado e eis que chega a terceira celebração do ano que apela à troca de presentes, ainda que nada vos obrigue a cumprir o briefing. Em todo o caso, podem contar com duas sugestões de presentes para os vossos entes queridos mais crescidos, mais pequenos ou para vocês mesmos.
Que o lado pagão deste feriado rima muito bem com chocolate já sabemos. Mas se querem oferecer um chocolate com alguma qualidade (mínimo de 70 % de cacau) e não querem simplesmente recorrer a uma tablete da Côte d'Or ou pagar um exagero por algo mais artesanal, aqui fica uma sugestão.
Ingredientes:
Mistura de frutos secos
Preparação:
1- Derretam o vosso chocolate, previamente partido em pequenos cubos, em banho-maria e vertam-no para o vosso molde; neste caso, usei uma forma de bolo Inglês que revesti rapidamente com papel vegetal.
2- Depois espalhem a vossa mistura de frutos secos (ou outra cobertura do vosso agrado) em cima da vossa soon to be tablete. Cubram a forma com um pouco de papel de alumínio e coloquem no frigorífico durante cerca de 1h.
3- Usem o papel de alumínio para revestir o vosso chocolate e embrulhem-no para oferecer. Ta da!
Neste caso usei avelãs, amendoins, passas, amêndoas cajus e arandos secos mas podem usar o que vos apetecer. Uma óptima ideia (ligeiramente mais calórica e açucarada) é substituir os frutos secos por smarties e marshmallows para os petizes!
Caso tenham decidido eliminar o açúcar da vossa comemoração Pascoal (how sad...) a sugestão que se segue é para vocês. Continuem connosco.
De facto, a nossa segunda sugestão pode constituir uma prenda para os pequenos em alternativa aos tão amados chocolates, ou encontrar o seu lugar entre os outros elementos decorativos alusivos à época. Trata-se de um coelhinho em tecido. O molde veio daqui e demora, à vontade, uns bons 15 minutos a executar. O intervalo de tempo perfeito, portanto, para que a vossa tablete artesanal solidifique.
Comecem por cortar o coelho em "espelho", juntem as "frentes" e cozam as duas partes do avesso, deixando uma abertura para inserir o enchimento.
Estes pequenos recortes são ideais para que as costuras curvas "expandam", sem fazer arrepanhados estranhos.
Se quiserem usá-lo como almofada de lavanda (ou outro aroma de vossa preferência), agora é o momento. Fechem com alguns pontos (e confirmem que levaram 15 minutos no processo todo). Podem também ampliar o molde e transformá-lo numa almofada.
O ano passado fiz alguns para oferecer, mas parece-me que este vai ficar em cativeiro cá por casa.
Boa Páscoa!
Sem comentários:
Enviar um comentário