18 de março de 2016

O smoothie para os cépticos


Se uma destas manhãs acordarem com uma vontade imensa de comer algo doce, esta receita é para si!
Este é, sem dúvida, um dos melhores smoothies que alguma vez provei, e é exactamente aquele que preparo em dias em que me apetece algo doce e que me dê energia, sem comprometer a dieta saudável. 

Infelizmente, crescemos a acreditar (e a educar o nosso palato) que só o açúcar torna os alimentos efectivamente doces. Porém, isso é uma grande mentira. Existem imensos substitutos naturais e bem mais saudáveis para este efeito. Por exemplo, os meus dois ingredientes preferidos neste departamento são a canela e as tâmaras frescas, ingredientes esses que são chave para a receita de hoje.

A luz não estava a ajudar neste dia, mas consegui agrupar todos os ingredientes na mesa da cozinha.


Ingredientes


- 1 banana madura (fresca ou congelada)
- 3 colheres de sopa de aveia
- 2 tâmaras frescas ou medjool
- 1 colher de café de canela
- 11/2 colher de chá de cacau cru em pó (eu gosto particularmente do da Iswari)
- 1 colher de sopa de manteiga de amendoim sem açúcar (e amiga dos orangotangos de preferência, pelo que escolho sempre a Meridian)
- 300 ml leite de vegetal (aveia, amêndoa, arroz, coco)


A qualidade dos produtos utilizada no smoothie é, para mim, o mais importante. Por isso, no que toca a suplementos e manteigas, escolho sempre marcas em que confio. O cacau cru é da Iswari que adoro já há muitos anos, e que me deixou ainda mais feliz ao saber que os produtos são produzidos na minha terra natal. A manteiga de amendoim da Meridian é a única que compro, pois não utiliza óleo palma. 

Eis os ingredientes no copo misturador; só falta mesmo a manteiga de amendoim e o leite de aveia

Preparação:


1. Colocar todos os ingredientes na liquidificadora (atenção, devem retirar os caroços das tâmaras antes), 2. adicionar o leite e bater durante 2 minutos.


Como podem ver, mais simples do que isto é impossível! Está pronto em cinco minutos, sabe maravilhosamente bem e assegura os níveis de energia por umas boas horas. Para mim é o melhor substituto para qualquer barra energética, pacote de bolachas e outras asneiras que tais.


et voilá!

Sem comentários:

Enviar um comentário