Todos temos desejos por junk food de vez em quando. Hoje em dia, como alternativa aos hambúrgueres fast food têm toda uma variedade de hamburguerias gourmet espalhadas por Lisboa e por todo o país. Mas a verdade é que se querem desfrutar de um hambúrguer decente (e tudo o que o acompanha), composto por ingredientes minimamente aceitáveis, não querem pagar por ele uma indecência e gostam de evitar as multidões dos locais mais trendy, mais vale fazê-lo em casa.
Para esses dias, trago-vos uma alternativa ao tradicional hambúrguer de carne de vaca.
Ingredientes:
Grão de bicoMilho
Cominhos
Coentros frescos
Raspa de limão
Pão ralado
Sal
Pimenta
Preparação:
1. Comecem por colocar na picadora o equivalente a uma lata pequena de grão de bico e cerca de 1/3 dessa quantidade em milho, previamente cozido.
2. Adicionem uma colher de café de cominhos, um raminho pequeno de coentros (só as folhas), raspa de limão, sal e pimenta.
3. Triturem esta mistura até ficarem com um puré, ao qual vão adicionar pão ralado até obterem uma mistura relativamente menos pastosa e que não cola às mãos (sim, é altura de meter a mão na massa e misturar bem o pão ralado ao puré).
4. Devem conseguir fazer bolinhas com cerca de 3 a 4 cm de diâmetro que colocarão sobre papel vegetal.
5. Depois, usem o vosso instinto e espalmem este suposto dumpling até obterem algo que se assemelhe à forma de um hambúrguer (esta actividade é extremamente terapêutica e pode poupar-vos horas de apoio psicológico).
6. Levem-nos depois a uma frigideira com azeite quente até ficarem dourados o que não deve demorar mais do que 2 a 3 minutos de cada lado.
7. Acompanhem-nos como preferirem. Com arroz branco ou selvagem e salada, por exemplo. Podem recorrer à artilharia pesada, como eu fiz. Neste caso usei coleslaw, batatinhas no forno, queijo, ovo estrelado, pickles caseiros de pepino, azeitonas, alface e pão de centeio.
Sem comentários:
Enviar um comentário