19 de setembro de 2017

Estamos de volta a casa mas...


...Com vontade de fazer as malas outra vez! Depois de meses de mergulhos e dolce fare niente, Setembro é, para muitos, sinónimo de regresso às rotinas e ao trabalho. Mas há sempre os mais resistentes que, mesmo assim, entram neste mês outonal já a pensar num fim-de-semana prolongado. E é mesmo por aí que começamos! Vamos de malas e bagagens para Caceres e Trujillo?




Uma das convidativas esplanadas em Trujillo.


E como Trujillo foi uma agradável descoberta porque não começar já pelo fim da viagem? Não me vou alongar muito em palavras (o que é um problema!), até porque acho que as imagens falam por si só. Integrada na rede das aldeias mais bonitas de Espanha, e a poucos quilómetros de distância de Cáceres, Trujillo não defrauda nem as expectativas mais elevadas.




Repleta de esplanadas e restaurantes, a sua Plaza Mayor (foto que abre este post) é o cartão de visita desta aldeia e também o ponto de partida para começarmos a nossa expedição, até porque a partir daqui não há como fugir... é sempre a subir! Mas o esforço será compensado com paisagens e monumentos que vão variando desde igrejas, palácios e portas ornamentadas que fazem a nossa imaginação tilintar e voar, criando possíveis cenários existentes behind the doors.


Centro histórico de Trujillo.

Cada calle é um museu ao ar livre, o que torna o passeio ainda mais encantador e, tal como acontece em Palmela, todas as ruas desta aldeia da província de Cáceres vão desembocar ao castelo de Trujillo que acabar por ser "a cereja no topo do bolo" com uma vista panorâmica sobre a aldeia e todas as planícies verdes que a circundam.

Agora, voltando a Cáceres que foi o destino deste fim-de-semana de três dias. Não há desculpas para não visitar esta cidade espanhola, que fica a uma distância não muito superior a 100km de Elvas, e que é de facto um excelente destino para uma "escapadinha" de dois ou três dias, ou até mais, se quiserem incluir no vosso roteiro Mérida (que partilharei num outro post! ;)).


Calle de Cáceres.

O centro histórico é lindo, labiríntico e é Património da Unesco. Existem muitas ruas e ruelas que nos levam a largos com igrejas ou a outros monumentos merecedores de contemplação. E à noite este centro histórico ganha uma mística muito especial...




Aliás, foi numa das nossas deambulações nocturnas que descobrimos por acaso o restaurante La Cacharrería.




O pátio de entrada nada faz antever o cenário moderno que encontramos nesta tapería que tem também um ambiente intimista; as tapas são servidas em modo gourmet, o que dá um certo "toque" a uma noite de petiscos.




Mas para quem gosta mais de movida, também não faltam esplanadas para todos os gostos e carteiras, que estão abertas até tarde, tendo em conta a hora de "cenar" do nosso país vizinho.



Estão convencidos? Então... façam as malas e vamos embora! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário