16 de junho de 2017

Banana caramelizada com gelado



No seguimento da entrada rápida aqui publicada e do brunch para pessoas ocupadas (eficazmente desenrascado aqui), hoje deixamos uma sobremesa para aqueles dias em que não teremos tempo para esperar que uma mousse de menta solidifique ou que a tarte de maçã acabe de cozinhar no forno. 


Não, nem nesses casos precisam de recorrer a sobremesas congeladas do Pingo Doce ou do Continente. Hoje trazemos uma banana caramelizada com gelado que podem fazer em menos de 10 minutos.




Ingredientes (4 pessoas):



- 6 Bananas 
- Açúcar amarelo
- Canela
- Moscatel
- Chocolate preto
- Biscoitos de gengibre (ou outros)
- Gelado de baunilha ou nata


Preparação:


1. Cortem as bananas em quatro: primeiro longitudinalmente e depois transversalmente.

2. Coloquem-nas numa frigideira grande e adicionem açúcar amarelo, canela, vinho moscatel (ou outro vinho doce da vossa preferência). Permitam que cozinhem até que as bananas fiquem caramelizadas e que o vosso caramelo escureça e se torne viscoso. Podem também abandonar as instalações, voltando 15 minutos depois, como eu. Por sorte, correu tudo bem e as bananas estavam no ponto. Mas não recomendo!

3. Disponham as vossas bananas caramelizadas num fundo de uma taça, sob uma generosa bola de gelado de baunilha ou nata. Se tiverem tempo, podem bater 2 pacotes de natas, colocando-as no congelador e ficam com um expedito gelado de nata.

4. Sobre a banana e o gelado distribuam o resto do molho de caramelo, pedaços de biscoitos de gengibre partidos e lascas de chocolate preto.







Se o Jamie Oliver pode confeccionar sobremesas rápidas, com alguns produtos "prontos a comer", dando a aparência de verdadeiras iguarias caseiras, porque não poderemos nós?


Sem comentários:

Enviar um comentário