23 de junho de 2017

Águas (mais que) aromatizadas



Cá em casa, as águas aromatizadas são nossas "amigas" durante todo o ano, mas nos meses de Verão ganham uma presença mais assídua. Com combinados de fruta, especiarias ou ervas aromáticas somos capazes de fazer águas bastante saborosas (e mais importante que tudo saudáveis!) que podem acompanhar uma refeição ou podem ser apenas uma "boa companhia" para um final de tarde. Apresentamos três "receitas" muito, mas muito, fáceis de fazer: duas de citrinos e uma de frutos vermelhos. Ora espreitem lá! ;)

Pela sua quantidade abusiva de açúcares processados, há muito tempo que  abolimos os refrigerantes da nossa despensa e das nossas refeições mas, de vez em quando, lá nos apetece algo diferente ou, simplesmente, o almoço ou jantar exige algo mais do que água para ficar perfeito.




Recorrendo à fruta que temos em demasia ou que já está a apresentar sinais de maturidade começamos por fazer algumas invenções e algumas correram tão bem que acabaram por ganhar espaço nas nossas ementas semanais. Assim, além de serem super saudáveis, são uma excelente forma de rentabilizarmos alimentos que já temos em casa. Aliás, já devem ter reparado que a reutilização é um princípio a não ofuscar, até os frascos de mel são reutilizados, dando origem a uns excelentes e originais copos! ;)

#1 - Água aromatizada com limão e pepino


- Colocar rodelas de limão e pepino a gosto
- Utilizar sumo de meio limão
- Adicionar a água
- Colocar duas colheres de café de mel da Arrábida
- Adicionar por último as estrelas de anis




Esta é, de todas, a receita mais fresca. Não há alimento mais fresco do que o pepino que, juntamente com o limão, fazem a combinação ideal para os dias mais quentes. O sabor do pepino espalha-se rapidamente na água e, para quem não gosta muito deste vegetal pode ser um problema, o que também é facilmente resolvido com pedaços de meloa que é um substituto à altura. 

O meio limão é também uma solução de "última hora" para a água ganhar sabor com mais facilidade. Caso seja feita com a devida antecedência (duas horas antes de ser consumida) o sumo pode ser um ingrediente dispensável. 

#2 - Água aromatizada com frutos vermelhos e hortelã


- Picar gelo com morangos até ficar com uma polpa
- Adicionar amoras e mirtilos
- Adicionar folhas de hortelã a gosto
- Adicionar água e os cubos de gelo




Própria para os apreciadores de frutos vermelhos, esta é uma água com poderes antioxidantes uma vez que combina as propriedades de amoras, morangos e mirtilos. 




Para um efeito visual mais apelativo, podemos utilizar couvetes de gelos com várias formas ou adicionar folhas de hortelã antes de colocar a água no congelador. 




#3 - Água aromatizada com laranja e canela


- Colocar rodelas de laranja a gosto
- Utilizar sumo de meia laranja
- Adicionar a água
- Adicionar hortelã e pauzinhos de canela (ou gengibre para quem gosta de um sabor mais forte)




...E para quem ainda ficou "com água na boca" relembrem esta receita de água aromatizada com lima  / limão e pimenta cayena.

Sem comentários:

Enviar um comentário