29 de dezembro de 2016

Ajudar em 2017




É discutível se este é ou não um lifestyle blog. O que não é discutível é a necessidade que existe de integrarmos a solidariedade no nosso lifestyle de forma permanente, de nos preocuparmos também com os problemas que existem para além da nossa porta de entrada. Podemos identificar-nos com diferentes causas e TODOS temos capacidade ou disponibilidade para ajudar: financeiramente, através de doações, ou activamente, através de diferentes formas de voluntariado.

Assim, em jeito de resolução do novo ano, deixamo-vos algumas sugestão de causas, projectos ou instituições, nas mais variadas áreas, para os quais poderão contribuir de forma assídua ou pontual, já em 2017.



Integra projectos de cooperação para o desenvolvimento ou de ajuda humanitária e campanhas de recolha de material e sensibilização. A modalidade de "apadrinhamento à distância" permite ajudar uma comunidade, através de uma criança específica que passa a ser vossa "afilhada".



Se é a causa animal que vos move, esta associação desenvolve trabalho relevante na área do resgate e reinserção na sociedade de animais domésticos errantes, abandonados ou retirados de situações de negligência ou maus tratos. Depende de apoio particular, donativos e voluntários.


3. Save the children

O nome da organização, neste caso, já diz tudo. A Save the Children International luta pelos direitos das crianças no terreno, restaurando a sua estabilidade física e emocional após eventos traumáticos como inundações e guerra. 


4. Super Babysitters

Esta organização está consciente que muitas mães e pais não têm condições para usufruir dos serviços tradicionais de babysitting. Vai daí, criaram um serviço de babysitting solidário. Podem ajudá-los, fazendo voluntariado como babysitters e usando a vossa própria experiência parental.



5. Raríssimas

Em Portugal existem cerca de 800 mil portadores de doenças raras e várias centenas de doentes por diagnosticar. Qualquer pessoa, singular ou colectiva, pode tornar-se doador regular da Raríssimas, contribuindo com uma quantia mensal fixa, com o valor mínimo de 1 Euro, para os seus projectos.


6. GasNOVA

A GasNOVA realiza projectos de voluntariado em países africanos de língua oficial portuguesa e em Portugal. Pelo caminho, transformam jovens, que aprendem, erram, crescem, agem e transformam o mundo todos os dias. Juntem-se à sua equipa de voluntariado em Portugal, prescindido apenas de algumas horas semanais do vosso tempo.



7. Refugees welcome Portugal

Tem um quarto livre em casa? Acomodar refugiados em casas particulares pode ter benefícios para ambas as partes: os refugiados têm acesso a uma habitação condigna, aprendem a língua portuguesa e adaptam-se à sua nova realidade. A pessoa que acolhe, por outro lado, terá contacto com uma nova cultura e estará a contribuir para ajudar uma pessoa a ultrapassar uma situação difícil.  




8. Voluntariado Jovem - Recados e companhia

"Recados & Companhia" é uma acção de voluntariado, ao abrigo do Programa "Agora Nós" que visa criar uma rede de voluntariado jovem  de solidariedade intergeracional . Jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos podem inscrever-se nesta acção  e apoiar idosos com mais de 65 anos em pequenas tarefas (ir ao médico, passear, ir às compras) ou fazer-lhes companhia, diminuindo assim o isolamento desta população.


9. Casa

O Centro de Apoio ao Sem-Abrigo actua de Norte a Sul de Portugal e necessita permanentemente de voluntários para auxiliar nas suas tarefas diárias: distribuição de refeições quentes e embaladas diariamente, distribuição de cobertores, sacos de cama e produtos de higiene e articulação com Juntas de freguesia para providenciar instalações para banhos e higiene para ao Sem-Abrigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário