4 de novembro de 2016

Hygge ou como dar um nome à felicidade




Qualquer motivo é bom para trazer um bocadinho da Escandinávia para dentro de casa (se têm a sorte de ter um Sueco atraente ao vosso lado poderão achar que isso é suficiente - mas não!). Se esta se reflecte na decoração temos uma predominância de cores claras, madeiras sem tratamento e discretos apontamentos de cor; se fugirmos para a gastronomia temos maravilhosas sandwiches de arenque ou salmão, molhos densos de arando e biscoitos de gengibre; se a nossa direcção for o conforto temos o hygge.

De facto, esta palavra não tem uma verdadeira tradução para o português ou sequer para o inglês mas representa uma cultura de enaltecimento do conforto, felicidade e bem estar. Pode ser diferente para cada pessoa mas para a grande maioria representará o sentimento máximo de conforto: um sofá, uma tarde de cinema em casa, uma bebida quente ou uma refeição complacente, preferencialmente tudo ao mesmo tempo.


Hoje deixamos algumas dicas de como aproveitar o Outono para valorizar os prazeres simples da vida.




1. Valorizem e exponham as vossas memórias felizes.
Coloquem à vista as vossas fotografias favoritas e aquelas que verdadeiramente reflectem um espírito festivo e feliz. Esqueçam as fotografias de grupo organizadas e aquelas que foram tiradas em 1997 num cenário de nuvens e arco-íris. Exponham os vossos postais e incluam-nos na decoração da vossa sala ou quarto.




2. Troquem os ruídos da televisão por música ambiente.
Ao chegar a casa esqueçam a televisão. Coloquem uma música ambiente agradável e façam uma actividade do vosso agrado. Se cozinhar for um dos vossos interesses têm aqui uma win-win situation. Porque não começar o jantar enquanto desfrutam de um copo de vinho ou um chá ao som da vossa música favorita?




3.  Tragam para casa o que o Outono vos dá
Aproveitem os passeios ao ar livre, por exemplo, em mercados de fim de semana, para trazer para casa os vegetais da época. Vão ver que ganham rapidamente inspiração para saírem da rotina dos pratos que normalmente cozinham.



4. Apreciem refeições quentes, caseiras e indulgentes
Para mim isto representa uma pratada de massa com pesto e parmesão, daquelas que podem comer sentados no sofá, só com um garfo, enquanto vêem a vossa série favorita. Mas também pode facilmente ser um dia em que não se cozinha e se recorre a uma garrafa de vinho, queijo de Azeitão, azeitonas e um pão caseiro. E para vocês?




5. Vistam roupa quente, solta e confortável
Como se precisámos de mais desculpas para passar o dia inteiro em pijama! Calcem as vossas meias favoritas, vistam umas calças folgadas e uma camisola de malha. Se viverem em Portugal e beneficiarem dos maravilhosos aquecimentos centrais de que dispomos, juntem-lhe um cachecolzinho. Polares da Quechua e leggings não valem (ou valem mas pelo menos não imortalizem o momento em fotografias, vá)!




6. Criem o vosso espaço Hygge
Mantas com fartura, almofadas, sofás quentinhos e a vossa caneca de chá. É lá preciso mais alguma coisa? Se tiverem uma lareira garantam que não saem mais de lá e estão preparados para enfrentar os fins de semana chuvosos e frios do Inverno.




7. Valorizem os momentos de relaxamento com a malta de quatro patas
Se tiverem um sofá pequeno como o meu e três gatos criam aqui um problema grave, uma vez que não é possível sentar toda a malta confortavelmente e apreciar o momento de conforto (na verdade, a certa altura, transforma-se em desconforto). E perguntam vocês: e apreciar os momentos de relaxamento com as crianças, não podemos? Bem, que eu saiba não, a não ser que estejam a dormir, mas estamos abertas a sugestões que envolvam hygge e os mais pequenos.





8. As velas não são só para decorar
Aposto que têm imensas velas decorativas que nunca foram usadas. Qual é o objectivo? Apaguem as luzes ou passem-na para candeeiros de mesa, por exemplo, e dêem uso às vossas velas para criar um ambiente de relaxamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário