22 de julho de 2016

Queen Anne, OLX e o DIY: uma história simples



Quando mudei de casa adquiri mobiliário relativamente barato. Há muitas opções interessantes a óptimos preços e nenhum motivo para gastar fortunas para rechear uma casa. Assim, tentei escolher algumas peças mais marcantes, à volta das quais desenvolvi a decoração da restante divisão. Não sei é assim que consta no grande manual dos decoradores de interiores mas parece que resultou porque, por um lado, eu gosto bastante do resultado e passados três anos ainda não me cansei (nunca pensei!) e, por outro lado, os elogios de quem visita este humilde lar são frequentes, levando-me a crer que fiz um bom trabalho.

Embora tenha tentando encontrar algumas peças antigas de forma gratuita, refugiando-me nas garagens e armazéns de alguns familiares, não consegui encontrar as mesinhas de cabeceira Queen Anne, passíveis de serem recuperadas, como pretendia. Assim, num serão mais aborrecido, percorri o OLX em busca das ditas. Foi depois de uma viagem até um não muito longínquo Porto Salvo que uma rapariga simpática as arrumou na bagageira do meu carro por 20€ cada. Estavam impecáveis e tinham, inclusivamente, sido fumigadas mas traziam consigo um grande inimigo, nesta que foi a minha primeira incursão na recuperação de mobiliário: óleo reparador. 





Foi só depois de alguns serões e um fim de semana completo que consegui, com ajuda, remover todo o óleo que traziam e que impedia que o primário para madeiras, adquirido na CIN, aderisse. Muita lixadora eléctrica para as partes mais lisas (que infelizmente não abundavam) e muita lixa convencional para todos os recortes que as mesinhas apresentavam (naquela altura demasiados recortes).




Depois de duas camadas de primário, apliquei um amarelo trigo em todo o móvel e branco (com certeza um branco adjectivado de alguma forma que não me recordo) nas portas e gavetas. Isto tudo à trincha que isso de pintar à pistola é para meninos (ou então a pistola entupia permanentemente e nunca percebemos como colocar aquilo em funcionamento).




Rematei as mesinhas, que hoje ocupam felizes e contentes um quarto do centro histórico de Palmela, com puxadores da Zara Home quadrados, em branco e dourado.




Enquanto os mobiliários contemporâneos vão acumulando bolor nos meses mais húmidos, esta remodelação de uma peça clássica, outrora incluída num conjunto de quarto Queen Anne com uma história própria, permanece absolutamente  irrepreensível.

2 comentários: