19 de maio de 2016

Let them eat cake



A propósito do primeiro aniversário de uma adorável Alice, pediram-me que fizesse o bolo de anos para uma festa com cerca de 70 pessoas. Pânico! Embora já feito muitas dezenas de bolos de anos, sobretudo para elementos da família e amigos próximos, nunca me tinha debruçado sobre um projecto com esta dimensão.

Assim, peguei na pasteleira-para-lá-de-amadora-que-há-em-mim e desatei a fazer listas (isso sim, uma coisa que sei fazer bem). Uma vez que os pais da Alice tinham ficado fãs do meu sponge de limão, que recentemente tinham provado num outro aniversário, avancei com essa escolha. O objectivo seria sempre um bolo naked, como camadas visíveis, tão simples como possível, decorado com elementos naturais como flores e bagas. 



Para o recheio optei por doce de morango e uma cobertura de creme de queijo e baunilha, tendo esta sido usada  também para a cobertura dos dois "andares de bolo".

Depois de ter feito estas escolhas foi necessário planear a estrutura do bolo e o seu rendimento em porções, uma vez que queria ter a certeza que havia bolo suficiente para toda a gente (e eventualmente para congelar até a rapariga ir para a universidade). Sem grandes certezas, muita inexperiência mas algum trabalho de pesquisa, acabei por optar por dois andares, um com 30 cm e outro com 24 cm de diâmetro (escolha relativamente segura para uma "maçarica" como eu) divididos, cada um, em três camadas.




O "projecto de estabilidade" foi executado com cinco estacas de pvc e uma base de cartão entre os dois bolos principais, por forma a assegurar que o peso do segundo, não faria o primeiro colapsar. Optei depois por fazer a montagem in situ, uma vez que não queria correr o risco de transportá-lo no seu estado final, arriscando-me a ter de fazer uma breve passagem pelo hipermercado mais próximo em busca de um substituto de última hora.




Na decoração usei morangos, groselhas, amoras, rainunculos, limão, tomilho, alecrim, sprinkles coloridos e uma bandeirola costumizada pela família, de acordo com a decoração que prevalecia na festa da Alice.

2 comentários: