22 de janeiro de 2016

Carnaval para os mais pequenos: rápido, barato e DIY

Sempre gostei do Carnaval: de pensar nos fatos, de os executar e de me mascarar (excepto naquele ano da década de 90 em que ambicionava mascarar-me à dama antiga, não tendo conseguindo vestir o fato porque causava uma comichão sem precedentes). Mas quem é que tem tempo para isso? De facto, com a chegada desta festa é frequente ver pais e mães a levarem as mãos à cabeça, enquanto tentam satisfazer os desejos dos mais pequenos de se vestirem à Sevilhana, Princesa, Minion, Ninjago e Elsa do Frozen, o que normalmente resulta em criancinhas esborratadas, entrapadas em poliésteres coloridos destinados a climas tropicais e dos quais destoam as obrigatórias botas e kispos.

Não temam mais! Trago-vos 10 sugestões de fatos de Carnaval para as vossas crianças
que podem executar em casa, de véspera, recorrendo a pouco mais do que o arsenal disponível nos grandes armazéns Orientais da Quinta do Conde (ou bazares equivalentes distribuídos por esse país fora) e material que já têm por casa .



1. Se já há por aí um sobretudo amarelo quentinho, ou, quem sabe, um vestido e collants da mesma cor, está na altura de despacharem esse ramo de verdura artificial, ou porem essa cartolina verde em acção e transformarem o vosso rebento num lindo ananás, como este da Best friends for frosting.


2. Comecem já a guardar as garrafas de água e resgatem o equipamento de snorkeling das últimas férias para darem origem a estes cativantes mergulhadores da Delineate your dwelling.


3. Frida Kahlo é um clássico. As próprias Inspiracionistas já deram o ar da sua graça mascaradas de Fridas. Sintam-se atraídos para a parte colorida do armário dos pequenos, juntem uns páreos que tenham por casa e atirem-lhes para cima com flores artificiais e bijuteria diversa. Foi assim que a Brit Co lá chegou. Depois, basta dar um uso regrado ao lápis dos olhos e criar alguma penugem facial.


4. Esta máscara de planetas da Delineate your dwelling  é absolutamente adorável. Usem e abusem dos dourados. Se tiverem vários filhotes podem fazer uma pequena galáxia.



5. Sempre adorei máscaras de avós ou de velhotas. Não me perguntem porquê mas em crianças é ainda mais encantador. A versão da  Make it & Love it, que inclui uma peruca, óculos com corrente e pouco mais, corresponde à avózinha do Capuchinho Vermelho.


6. E que criança é que não gostaria de ser um vaso de flores como este da Clumsy Crafter? Estão a perceber que as flores artificiais são mesmo essenciais no Carnaval, não é? A isso juntem um vaso de plástico sem fundo et voilá.


7. Não consegui encontrar a fonte original destes maravilhosos Mario e Luigi. Para além das t-shirts, bonés e jardineiras a dizer (que já talvez já existam aí por casa) bastou adicionar uns botões e a respectiva insígnia que podem fazer em feltro ou mesmo em cartolina.


8. Não sei se é por adorar o filme Up mas o Carl da Auburn soul photography é o meu favorito. A sério? Tubos de PVC, bolas de ténis, balões e óculos. Bum, Carl Fredricksen! Adoro.


9. Podem fazer um unicórnio como o da What's up with the Buells mas podem sempre usar as suas dicas para, alternativamente, executar um maravilhoso Pequeno Pónei. Porque não? Sabemos que a criançada vai ficar quentinha e passar o dia aos saltos e a relinchar.


10. Se têm em casa crianças que não acham muita piada a isto do Carnaval mas mesmo assim, à última da hora, querem sempre mascarar-se, façam-lhes umas caudas de dinossauro como as da Running with scissors. É discreto q.b., fácil de executar, os pequenos podem atirá-la fora a qualquer momento e se estiverem de frente para um espelho nem sequer a veem!

O mais importante é que as crianças se divirtam e que os pais não gastem as suas economias num mero fato de Carnaval. Se a miudagem aparecer com fatos originais e homemade, melhor! Ninguém quer apanhar uma alergia aos fatos de compra baratuchos nem correr o risco de encontrar mais 17 pessoas vestidas do mesmo.

                                                            Instagram@Inspiracionistas

2 comentários:

  1. Estava mesmo a precisar de umas ideias como estas. Adorei a do espaço! Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. E para além de serem óptimas ideias são muito acessíveis e fáceis de executar. Ainda bem que pudemos ajudar, Vânia ;)

    ResponderEliminar