28 de janeiro de 2016

Arte e multimédia: o melhor de dois mundos


Hoje em dia, uma das formais mais óbvias de incluir a televisão na decoração da nossa sala consiste em colocá-la sobre um móvel multimédia típico que já vem preparado para a inclusão de leitores de dvds, consolas de jogos e demais boxes (sim, essas todas que têm aí em casa).


A chegada dos LCDs trouxe-nos, porém, uma oportunidade para incluir a televisão na decoração. Quando era miúda e via as revistas de decoração que haviam por casa (na altura a El Mueble era a única coisa que se arranjava por cá - tudo demasiado bege se me perguntarem a mim!) achava sempre estranho nenhuma casa ter televisão, o que não percebia é que estavam, muitas vezes, escondidas em móveis complexos que ocultavam a normalidade daquelas casas. 


Sempre gostei bastante do efeito das composições de quadros e optei por fazê-la em dois locais da minha casa. Este que vos trago tinha como objectivo, precisamente, incluir a televisão. Optei por gravuras e posters de diversas cores, assim como diversos tipos de molduras: algumas que tinha por casa, outras que adquiri em função do que lá queria colocar. 


Podem optar por utilizar imagens retiradas da internet (fica-me muito bem dizer para terem cuidado com os direitos de autor), postais enviados pelos amigos e familiares emigrados, páginas de revistas antigas ou recentes que vos agradem, reproduções de arte, desenhos, posters de filmes, capas de álbuns, enfim!


Não se esqueçam de fazer primeiro um esquema com as medidas de todos os quadros. Aconselho-vos inclusivamente a simular a galeria in situ: usem papel de jornal em substituição das molduras e colem cuidadosamente à parede com fita cola para perceberem o efeito final (depois não digam que eu não vos avisei!).


Caso tenham a possibilidade de preparar a parede para incluir as ligações eléctricas, óptimo. Como na maioria dos casos só decidimos estes pormenores muito depois de o construtor ter abandonado o local podem usar uma calha de PVC que depois poderão pintar da cor da parede em questão. Não é a solução perfeita mas remedeia bastante bem.





Da esquerda para a direita e de cima para baixo temos então (perdoe-me o senhor Peter Bruegel mas o facto da janela estar à direita da parede não ajudou):








Reprodução de Garden in bloom, Van Gogh
Retrato, Charles Darwin.
Reprodução de Children's games, Peter Bruegel.
Postal, Zoological Society.
Mapa Terra Média.
Reprodução de Birthday, Marc Chagall.
Silhueta artesanal My neighbor Totoro.
Reprodução de Where's Waldo?
Reprodução de The dog, Pablo Picasso.


                                                         Instagram @Inspiracionistas

Sem comentários:

Enviar um comentário