8 de dezembro de 2015

São rolhas, senhor, são rolhas

Há uma espécie que habita e se reproduz abundantemente junto da  fauna e flora locais desta habitação. Sem a ameaça de predadores, deixa-se estar para ali a ganhar pó, privada já da sua antiga missão na vida. Estou a falar de rolhas de cortiça. Várias, provenientes de garrafas velhas e novas, esbeltas ou roliças, acho que já perceberam a ideia.
Pois bem,  decidi inscrevê-las no "novas oportunidades" e agora vão ser bases para quentes, pequenos vasos para suculentas e ornamentos de natal. Watch me!

Para estes projectos vão precisar de:

Rolhas de cortiça
Uma pequena faca bem afiada
X-acto
Pistola de cola quente (e possivelmente algumas recargas da dita)
Bases de cortiça
Juta (ou outro tipo de fio)
Palitos


Para todos aqueles capazes de manobrar bem um berbequim, aconselho vivamente para os dois segundos projectos, reduzem o tempo e esforço necessário em mais de 50% (obrigada Carlos, nunca mais te incomodamos nas próximas 48h).

Base de quentes

Portanto, para criar este belíssimo utilitário, adquiram primeiro uma coisa deste género:
O Ikea fornece a opção mais barata destes artigos, mas também podem adquiri-los no Continente.
Comecem por cortar as rolhas ao meio (em altura) e disponham-nas, primeiro sem colar, a partir do centro (para isto usem uma faca bem afiada e uma base de corte). Continuem a preencher toda a superfície da base, de dentro para fora. Nesta altura será necessário cortar as extremidades das rolhas para se adequarem a esta forma. De seguida, comecem a dar uso às vossas pistolas de cola quente (introduzir banda sonora do "O bom, o mau e o vilão" ou outro western de vossa preferência).
Depois de colarem as rolhas preparem-se para aparar as extremidades que estão um pouco irregulares.


Para aparar, prefiro o X-acto, que exige menos força e mais precisão (cuidado com os dedos!!). Façam isto mesmo só depois de aplicarem a cola, porque só assim têm a posição final da rolha. 
Devem acabar com qualquer coisa deste género

São o presente ideal para o amigo enófilo (categoria que, no meu caso, se encontra com muita facilidade).



O segundo projecto com rolhas de cortiça é ideal para todas as suculentas lovers que andam por aí!

Mini-vasos de suculentas

Deixem-me que vos diga, primeiro, que se andaram a gastar imenso dinheiro em suculentas, fizeram mal. Até para a nódoa de jardineira que sou eu, reproduzi-las não podia ser mais fácil. Encontram online toda a espécie de tutoriais a explicar-vos como podem propagar suculentas a partir das folhas.

Façam um furo no centro da vossa rolha de cortiça, tentando "escavar" o máximo possível. Encham de terra, coloquem a vossa suculenta e já está. Eu disse que era fácil. Mas volto a frisar - com um berbequim poupam metade do tempo!


Por fim, este foi o projecto que mais gostei de fazer:

Ornamentos de Natal:

Se, de ano para ano, olham para a vossa árvore de Natal e têm vontade de mudar metade dos ornamentos (eu sei que tenho) este é o projecto ideal, de baixo orçamento e rápido rápido.

Primeiro, façam um pequeno furo no centro da vossa rolha (na parte da frente) e depois aparem o topo para que acabe em triângulo. Depois, cortem fatias de outra rolha no sentido longitudinal. Se acharem que estão muito longas, podem cortar um pouco, pois essas fatias serão o vosso telhado. Colem com cola quente, sobrepondo uma das partes do telhado e deixando fio de juta ou outra fita colada entre os telhados. Terminem com um palito, a fazer as vezes de poleiro na vossa casinha de pássaros e já está!




Três projectos rápidos, para decorarem a vossa casa ou para oferecerem aos vossos entes queridos  este Natal. Porque, tão ou  mais importante do que reciclar, é reutilizar!



Instagram@inspiracionistas
Instagram @inspiracionistas


Sem comentários:

Enviar um comentário