15 de dezembro de 2015

Coroa de arandos e chocolate

Depois de duas sugestões de coroas de natal para fazerem vocês mesmos, sugiro uma coroa um pouco mais efémera, tão saborosa que deverá desaparecer em menos de nada!
É verdade que o bolo rei é um habituè dos lares portugueses, mas é um habituè que não agrada a toda a gente, nomeadamente aos mai'novos, com toda a profusão de frutos cristalizados. Esta coroa tem a vantagem de prescindir dos ditos (e ainda faz um vistaço, dá a ilusão de que sabem fazer coisas na cozinha).
Como já dizia a guru Jojo "na vida, nada se cria, tudo se copia", e evidentemente não fui eu que inventei a coroa, mas mudei algumas coisas no recheio (como fazemos todos nós no anonimato do lar).

Ingredientes:

Coroa
1 chávena de leite morno
1 pacote de fermento de padeiro (4,9 g)
1 pitada de sal
600g de farinha
60g manteiga derretida
4 colheres (sopa) de açúcar

Recheio

70g de manteiga derretida
6 colheres (sopa) de açúcar amarelo
1 colher (sopa) de canela
75g de arandos desidratados
50g pepitas de chocolate (quantidades que podem ajustar a gosto)

Preparação:
1. Comecem por misturar fermento, açúcar, leite morno e a manteiga e deixem durante 5 minutos para que comece a activação do fermento.


2. Juntem o sal à farinha  e, gradualmente, adicionem o preparado anterior. Amassem até conseguirem formar uma bola (sem que fique completamente agarrada às vossas mãos).
3. Coloquem numa taça untada com óleo e cubram com película aderente ou um pano, deixando levedar pelo menos 1 hora.
4.  Para o recheio, misturar a manteiga, o açúcar e a canela.
5. Depois da massa ter levedado, estendam-na com a ajuda do rolo numa superfície enfarinhada, até que tenha cerca de 1 cm de espessura. Podem aparar as margens para que o rectângulo fique direitinho (devem obter 30 x 40 cm).
6. Espalhem 3/4 do preparado sobre a massa e polvilhem com os arandos e as pepitas de chocolate. Enrolem a massa como  uma torta, passem-na para um tabuleiro forrado com papel vegetal e, deixando uma das pontas intacta, façam um corte ao longo da mesma, entrançando em seguida as duas partes.


7.Por fim, dêem-lhe a forma de coroa, unindo as duas extremidades. Pincelem com o restante preparado de manteiga, açúcar e canela e com mais algumas pepitas e levem ao forno pré-aquecido durante, pelo menos, 25 minutos (180º). 
8.Verifiquem se está bem cozida (tenham atenção ao interior), retirem do forno para que arrefeça e, antes de servir, polvilhem com açúcar em pó. Podem guarnecer com uma fita, um pouco de azevinho (de plástico!) ou outro verde.


Podem substituir os arandos e o chocolate por frutos vermelhos frescos, passas, frutos secos, tudo aquilo de que gostarem.


Se quiserem,  preparem a coroa e deixem-na no frigorífico de um dia para o outro, levando-a ao forno pela manhã. Acabada de cozer, dá o pequeno-almoço natalício perfeito.



Instagram@inspiracionistas

Sem comentários:

Enviar um comentário