2 de novembro de 2015

Parmigiana à Portuguesa

A simples visão de uma folhita a balançar, dourada sob o sol de Outubro ou a necessidade de apertar mais o casaco junto ao pescoço nos primeiros fins de tarde de brisas frescas dá-me imediatamente vontade de ligar o forno e cozinhar. Isso, ou  esconder-me debaixo de uma pilha de mantas a fazer um desporto em que já me sagrei campeã da minha rua: o couching - ou sofátebol, em português. Porém, como não desejo rebolar num futuro próximo, abasteço bem o frigorífico de frutas e legumes que não me transformem na lontra que, em boa verdade, merecia ser.
Assim, partilho convosco uma receita de beringela. Eu sei, não é o legume mais consensual. Mas, em verdade vos digo, é baixa em calorias e tem  vitaminas e minerais. Verifiquem na sumidade que é a wikipédia se não acreditam em mim. E, muito mais importante, é uma delícia.

Ingredientes (para 3/4 pessoas):

2 ou 3 beringelas de médio porte
2 tomates maduros (ou tomate em pedaços, polpa, quem nunca foi salvo por um enlatado que atire a primeira pedra)
1 cebola
2 dentes de alho
200g de requeijão*
3 ou 4 colheres  de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico ou molho inglês
2 colheres de sopa de queijo da ilha
pão ralado (opcional)
manjericão (fresco ou seco) ou outras ervas de vossa preferência
sal e pimenta a gosto

Preparação:

1. Comecem por fatiar as beringelas no sentido longitudinal (em fatias de 1 cm). Disponham num tabuleiro de forno e polvilhem com sal. Deixem repousar durante 15/20 minutos.
2. Piquem a cebola e os dentes de alho e levem-nos a alourar num pouco de azeite. Quando estiver translúcida podem juntar o tomate e temperar, mantendo a temperatura baixa. Nesta altura, costumo adicionar o vinagre balsâmico ou o molho inglês, que intensifica o sabor do molho de tomate.
3. De seguida, retirem o excesso de sal que não se dissolveu da beringela (costumo usar papel absorvente para o efeito), pincelem com um pouco de azeite e levem a beringela ao forno a 180º C durante cerca de 15 minutos, até que comece a dourar.
4. Chegou a altura de  juntar isto tudo. Disponham uma pequena camada do molho de tomate no fundo de uma assadeira (prefiro uma forma rectangular ou oval, mas podem usar a que mais vos aprouver), seguida de uma camada de beringelas. Polvilhem com requeijão, manjericão e molho de tomate novamente. Repitam esta operação até usar todo o preparado. Eu terminei com uma mistura de pão torrado ralado, queijo da ilha e uma colher de azeite e levei a gratinar  por 10/15 minutos, mas podem usar um outro queijo de vossa preferência. E é assim tão simples!


Os actores principais.


Polvilhar a beringela com sal permite extrair o excesso de água antes da cozedura e também previne o sabor mais amargo que, por vezes, encontramos neste vegetal.


Ta-da! Sirvam com uma fresca salada verde ou como acompanhamento de carnes assadas, funciona lindamente de qualquer das maneiras.


*na receita original é usado mozzarella. Contudo, prefiro o sabor e o baixo teor calórico do requeijão.

Sem comentários:

Enviar um comentário