30 de outubro de 2015

Organização – a irmã feia do DIY


Para a maioria de nós, que aspira a ter o seu próprio walking closet, é essencial aprender a organizar a roupa com a chegada do Inverno. O meu roupeiro, não sendo excepção à tendência Portuguesa, tem ainda a particularidade de ter apenas uma porta com zona de cabides onde devem acomodar-se (de forma muito pouco confortável), pelo menos, os casacos de Inverno de duas pessoas. Eu sei que quando começamos a ver roupa sem fim, de Verão e de Inverno, espalhada pelo chão do quarto temos imediatamente a ideia desesperada de a enfiar no armário e fechar a porta rapidamente (espero não vos ter dado ideias), mas esta tarefa pode também ajudar-nos a prescindir de peças que não precisamos (não, não precisamos de tudo!).


A verdade é que se têm peças de roupa que não usam há mais de três anos (e se passam a vida a queixarem-se que têm limitações de espaço) está na altura de as deixarem ir. Podem recorrer à venda ou troca de usados ou podem simplesmente fazer alguém muito feliz e quentinho. Hoje em dia existem muitas instituições prontas a receber roupas doadas (por exemplo, a Cáritas e a Comunidade Vida e Paz se vivem na zona de Lisboa e a Associação de Solidariedade Social Ardente Abraço na zona de Palmela, entre muitas outras). O ideal é avaliarem peça a peça, vendo se precisa de ser lavada antes de ser guardada durante 6 meses (sim, porque há nódoas malvadas resistentes à hibernação) e colocando-a na pilha de guardar ou na pilha de doar.

Para guardar as roupas que não vão usar durante o Inverno existem diversas soluções adequadas. Eu uso as caixas SKUBB do Ikea (do ou da? who knows? algum sueco por aí?) que têm uma grande capacidade de arrumação e podem empilhar-se facilmente na parte superior do roupeiro ou mesmo debaixo da cama.

Fora com o velho, está na altura de arrumar a roupa para a nova estação.
Camisolas com camisolas, malhas com malhas, vestidos com vestidos e calças com saias. Se tiverem de preservar a zona de cabides apenas para casacos, como eu, façam um esforço por deixar toda a roupa visível, para que não tenham de tirar tudo para chegar àquela camisola que querem vestir quando já só faltam 10 minutos para o comboio. Isso faria com que tivéssemos de começar o post do início.



Os sapatos que não estão a uso (sandálias e outros sapatos frescos) podem também guardar em caixas da mesma gama e colocá-los na parte inferior do roupeiro. Eu sei que é muito bonito colocar um parzinho de sapatos por caixa, mas a verdade é que estas caixas podem levar, confortavelmente, 2 ou 3 pares de sandálias que assim vos fogem da vista por uma estação.
Por fim, sempre que for possível e adequado, experimentem usar divisórias como as SVIRA também do Ikea. São ideais para peças mais pequenas como roupa interior ou meias ou aquelas coisas que o comum mortal nunca sabe onde guardar (duas luvas, três gravatas, dois bonés, enfim…). 


Boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário