16 de novembro de 2015

Faça-se luz

Um dos objectos decorativos que mais impacto tem numa habitação são os candeeiros - também chamados de "pontos de luz" por alguns decoradores mais pedantes (vá, eu percebo a lógica; nem todos os pontos de luz são verdadeiros candeeiros). Ora, os candeeiros são relevantes por isso mesmo: para além de fornecerem luz (um atributo crítico em espaços mais pequenos) podem constituir, em si, um objecto decorativo.

Pequenos esforços (tanto a nível económico como a nível de mão de obra) podem fazer toda a diferença, tornando o vosso espaço imediatamente diferente (independentemente de todo o vosso mobiliário/objectos de decoração terem sido adquiridos em Paços de Ferreira antes de 1990 ou ali por Alfragide depois de 2005). Na maioria dos casos, uma mudança de visual destes objectos passa apenas por um novo revestimento do abat-jour, sendo que, para isso, darão uso apenas a uma tesoura e a cola para tecidos.

1. Se gostam de vintage podem correr até à garagem da avó ou até à loja de velharias de beira de estrada mais próxima e optar por esta primeira versão. Trata-se de um candeeiro a petróleo no qual foi instalada electricidade, uma tarefa que (para quem sabe) é bastante simples de executar.

Candeeiro a petróleo adquirido efectivamente a partir da despensa da avó. Instalação eléctrica feita pelo pai. Tudo em família.
2. Como segundo exemplo trago-vos um lustre que pode ser colocado num quarto, sala ou mesmo numa divisão mais funcional como a cozinha. Os vários abat-jour foram revestidos de diferentes tecidos sendo impossível não reparar no objecto assim que se entra na divisão (pelos melhores motivos!).

Lustre da Casa. Tecidos turquesa, mapas e postais da Multitecidos. Tecido geométrico laranja da At home hobby.
3. Mais uma vez invistam na arrecadação da tia avó e tragam de lá o garrafão de água pé do último São Martinho, no qual farão a instalação eléctrica. Esta terceira opção inclui também o revestimento de um abat-jour com um tecido do vosso agrado.
Garrafão de verga efectivamente resgatado da garagem do pai. Tecido mapas da Multitecidos.
4. Embora o próximo exemplo passe também por um revestimento, o material é algo menos convencional. Ora, atentem nas perninhas que se seguem:

Sim, é verdade. Temos aplicações até para o conteúdo da vossa gaveta das meias. Neste caso usámos uns collants antigos para revestir um abat-jour pequeno. Lembrem-se que a aplicação dos collants, caso tenha padrões vai ficar distorcida. Portanto, para este tipo de aplicações usem sempre candeeiros mais pequenos.
Candeeiro Ikea. Collants Zara.
5. Usámos ainda um candeeiro convencional que estava disponível apenas em branco mas quisemos adaptá-lo à decoração de uma sala de estar. No caso dos padrões, especialmente das riscas, deve haver um cuidado especial na aplicação do tecido para que o padrão se mantenha sempre na mesma direcção.
Candeeiro Ikea. Tecido Multitecidos.
6. Por fim, embora este seja um candeeiro de compra é também bastante invulgar, sendo possível usá-lo como ideia para reprodução in house. Porque não abrirem o armário das panelas, transformando os vossos utensílios domésticos mais antigos em invulgares objectos de decoração?

Candeeiro Loja do Gato Preto.

Sem comentários:

Enviar um comentário