13 de novembro de 2015

Chili de soja

Existem dezenas de formas de fazer chili. Podem fazê-lo com carne picada ou soja, com feijão encarnado, manteiga ou feijão preto, com malaguetas frescas ou piri-piri, a verdade é que é o prato ideal para alimentar multidões em fúria, podendo facilmente ser cozinhado no dia anterior e aquecido.

Tem a desvantagem de, como qualquer guisado, a intensidade do seu sabor ser proporcional ao tempo de cozedura. No entanto, podem deixá-lo no fogão sossegadinho e ir folhear as últimas da Vogue, Visão, Nova Gente ou mesmo Dica da Semana (don't you judge me!).

Se estão a planear uma almoçarada para 20 pessoas mas querem salvar-se dos stresses de última hora, preservando os últimos minutos para, por exemplo, confeccionar um patê que vão servir como entrada, este é o vosso melhor aliado. Esta é a versão que fazemos cá em casa.

Chili de soja (para 4 a 5 pessoas)

Ingredientes:

1 cebola grande
2 dentes de alho
Azeite q.b.
2 folhas de louro
4 a 5 tomates
1 pacote de polpa de tomate
2 colheres de chá de cominhos
2 colheres de sopa de paprika
1 colher de café de noz moscada
Sal q.b.
Pimenta q.b.
2 pimentos
1 malagueta fresca
Coentros frescos ou secos
8 a 10 colheres de sopa bem cheias de soja texturizada
500g feijão preto
4 a 5 cenouras

Preparação:

1. Hidratar a soja texturizada durante cerca de uma hora, removendo depois toda a água que não foi absorvida com o auxílio de um escorredor. Eu costumo usar cerca de 2 colheres de sopa bem cheias por pessoa. Temperá-la com sal, pimenta, noz moscada, cominhos e paprika.
2. Alourar a cebola, alho e louro em azeite e adicionar depois a soja, deixando refogar. Adicionar depois o tomate cortado em cubos, e a polpa de tomate (cerca de 200g), deixando cozinhar em lume médio. Podem substituir o tomate por uma lata de tomate pelado.

3. Adicionar depois o pimento cortado em tiras, as cenouras cortadas em cubos ou rodelas e as malaguetas cortadas em rodelas, tendo o cuidado de remover as sementes. Deixar cozinhar em lume baixo a médio, com tampa, durante cerca de uma hora ou até os pimentos e as cenouras estarem completamente cozinhados.

4. Por fim, adicionar o feijão e deixar cozinhar durante cerca de 30 minutos. Rectificar os temperos a gosto. Polvilhar com coentros frescos ou secos e servir com arroz branco.

E porque não aproveitar o almoço do próximo Domingo para experimentar? Dou-vos a minha palavra em como os vossos familiares mais carnívoros vão querer repetir sem sequer desconfiarem que se trata de uma leguminosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário