15 de janeiro de 2016

E de volta às suculentas

Houve uma época em que os cactos e outras suculentas eram consideradas as irmãs feias das plantas ornamentais. Deixadas por ali a sobreviver, ocupavam o espaço das ervas daninhas, no meio de canteiros onde apenas as rosas e as camélias eram bem tratadas. Recentemente, talvez por termos cada vez menos hipótese de ter o nosso próprio quintal ou termos cada vez menos tempo para dedicar à botânica, as plantas suculentas ocuparam um nicho específico e parecem ter vindo para ficar.





Hoje as minhas atenções estão voltadas para a utilização destes elementos na decoração da vossa casa. Para atingir esse objectivo, usei:

Recipientes de vidro transparente (poderão re-aproveitar o aquário do peixinho vermelho que já vos deixou);
Plantas suculentas (podem solicitá-las a um conhecido porque "pegam" muito bem, podem reproduzi-las em casa ou podem adquiri-las, uma vez que são bastante acessíveis);
Pedrinhas para drenagem;
Pedras ornamentais (as pedras para drenagem e as ornamentais podem ser as mesmas, deixo ao vosso critério);
Carvão vegetal;
Substrato para plantas;
Outros elementos decorativos (madeira, pedras, musgo, figuras)





Comecem por colocar pedrinhas na base do vosso recipiente, o que vai permitir a drenagem. Coloquem por cima o vosso substrato: caso este não seja  indicado para suculentas coloquem uma camada fina de carvão vegetal por cima das pedras que irá ajudar no processo de remoção das toxinas e odores.


Depois apliquem a vossa terra ou substrato e coloquem as vossas plantas suculentas. Caso se trate de um terrário com diversos elementos optem por usar plantas com estruturas diferentes: tamanhos diferentes, cores variadas, diâmetros distintos, you name it.


Podem completar o vosso terrário com pedras ornamentais, musgo real ou preservado (real da realidade e não da realeza, não temos essas pretensões) ou pedaços de madeira. Se quiserem transformar o vosso terrário numa mini-floresta podem sempre optar por colocar pequenas figuras de animais silvestres.


Recomenda-se o uso de luvas para a manipulação dos cactos ou a disponibilidade de uma pinça esterilizada para o período pós-jardinagem.


Coloquem-nas em locais com bastante luz natural e evitem regá-las demasiado.




Lembrem-se que os terrários e os vasos de suculentas, em geral, dão óptimos presentes.


                                                              Instagram @inspiracionistas

Sem comentários:

Enviar um comentário