6 de março de 2017

Mac&Cheese




Eles chamam-lhe macarrão, mas para nós não passam de cotovelinhos e usam-se na massa do Cozido à Portuguesa. Falo do "macaroni and cheese" ou simplesmente "mac&cheese". No fundo é um prato de massa cozida com molho de queijo que demora 15 minutos a ser feito e inclui apenas três ou quatro ingredientes: mesmo assim os Americanos tiveram a necessidade de criar uma versão instantânea do mesmo, tal é a frequência com que o incluem nos seus cardápios diários. 

Por ter a sua origem nos EUA é protagonista de muitos filmes e séries, despertando assim a curiosidade das nossas camadas jovens, assim ao nível do Starbucks e dos Cup Noodles antes destes chegarem a Portugal (agora, pobrezinhos, já não tem sequer direito a figurar no perfis de Instagram das mais tímidas adolescentes).

Como eu também sou uma jovem - pausa para reacção - e não digo que não a uma "pratada de massa", cá vai disto!




Ingredientes:


- Massa cotovelinhos
- Queijo Cheddar 
- Queijo Parmesão
- Margarina vegetal
- Alho Francês
- Farinha
- Mostarda (mostarda a sério, não é daquela das roulotes de cachorros, sim?)
- Leite de soja (ou de vaquinhas felizes)
- Paprica
- Sal
- Pimenta
- Noz moscada
- Tomilho
- Pão ralado (usei sobras de pão que triturei e coloquei no forno)




Preparação:


1. Cozam a massa em água com sal, de acordo com o tempo mínimo indicado na embalagem, para que fique al dente. Reservem.

2. Para o molho, derretam 3 colheres de sopa de margarina vegetal onde devem amolecer meio alho francês, previamente cortado em fatias finas.

3. De seguida, adicionem 3 colheres de sopa de farinha e mexam vigorosamente até obterem uma pasta. Juntem o leite progressivamente e deixem levantar fervura e cozer a farinha alguns minutos.

4. Adicionem os queijos, a mostarda, e temperem com sal, pimenta, noz moscada e paprica. 

5. Depois de terem uma mistura cremosa avaliem se o vosso molho tem a consistência correcta. Lembrem-se que o queijo irá tornar o molho mais espesso. De qualquer forma, podem sempre engrossá-lo com farinha (que devem dissolver previamente em leite, adicionar ao molho e deixar cozer alguns minutos) caso achem que está demasiado líquido.

6. Envolvam a vossa massa com o molho e polvilhem com pão ralado. Coloquem no forno cerca de 10 a 15 minutos a 170ºC e polvilhem com folhas de tomilho fresco antes de servir.






 E já que o almoço se aproxima porque não usar esta sugestão já durante o dia de hoje?

Sem comentários:

Enviar um comentário