29 de setembro de 2016

Raindrops on roses and whiskers on kittens #6


Embora no calendário o ano comece em Janeiro, Setembro é caracterizado por uma energia muito própria e um sentimento de (re)começos que pode ser decisivo - não o desperdicem! Está na altura de guardar o melhor do Verão e seguir rumo aos DIYs e (que saudades) ao sofá!


1. Setembro em Palmela rima com Vindimas. É uma época de festa e tradição, aguardada com ansiedade e vivida com ânimo - e agora podem relembrá-la todo o ano, através de uma colecção de ilustrações de delirar, resultante de um projecto de parceria entre a muito talentosa Vânia Sacramento, e a Palmela Viva. Estão disponíveis sob a forma de postais ou canecas (eu já tenho os meus).


2. Ficar no sofá a aguardar alguns minutos enquanto o vosso computador executa um download gratuito de filmes para assistir em calças de pijama é fácil, mas não há nada que bata a velha ida ao cinema. Vamos ter de esperar até Março pel' "A Bela e o Monstro", mas até lá temos uma série de opções: "Miss Peregrine's Home for Peculiar Children", um novo episódio da saga Bridget Jones ou o documentário sobre os nossos queridos Beatles estão na minha lista para ver no "grande ecrã"!


3. Se Setembro vos der marmelos, façam marmelada!




4. Para preservar um pouco dos doces aromas estivais nos nossos lares, porque não fazer pout-pourri caseiro, uma alternativa muito menos sintética? Basta recolherem algumas das vossas flores e ervas preferidas, canela, cardamomo ou cravinho, juntar-lhe umas rodelas de citrinos e secar no forno a baixas temperaturas ou ao sol. Podem finalizar com algumas gotas do vosso óleo essencial preferido!


5. Quem já deu um olhinho nas "modas" já viu que o patch - ou remendo - voltou em grande força. Em vez de acharem que não têm nada para vestir e que precisam de um guarda roupa novo, comprem uns remendos termocolantes e customizem um ou dois básicos que já habitem o vosso roupeiro (estes são da Zara).


6. Com os últimos meses a pautarem pela quase ausência de tempo dedicado ao lazer, lembro com redobrada saudade um almoço com amigas na Fábrica dos Sabores. De decoração fresca, a 2 passos do Saldanha, nesta padaria artesanal é possível encontrar uma variedade de pães à base de sementes e farinhas biológicas, de fermentação longa, apreciar uma boa refeição ou sobremesas de aspecto caseiro e delicioso.


7. Se a ideia de um ano inteiro à vossa frente estiver a ser demasiado avassaladora ou se - como eu- ainda nem tiveram férias, o ideal é planear já uma escapadela de fim de semana para os meses vindouros. Para além de vos dar ânimo, já falámos antes dos benefícios da compra antecipada de bilhetes.




8. Aproveitem o ímpeto de um ano novo - e das inscrições gratuitas comuns nesta época - para se inscreverem finalmente nas aulas de Yoga - Zumba - Fotografia que andam a prometer a vocês mesmos há mais de ano e  meio.


9. Não é uma descoberta revolucionária, mas às vezes esquecemo-nos do quanto gostávamos de um produto: Dove Go Fresh é o "regresso a casa".





Sem comentários:

Enviar um comentário