20 de junho de 2016

Pequenos-almoços rápidos e saudáveis para os dias da semana


Durante muitos anos fui péssima no que toca a tomar pequenos-almoços; uma tosta rápida com manteiga e um chá constituiam o meu menu. Era uma refeição muito pobre a níveis nutricionais que não me fornecia a energia necessária para enfrentar o dia.


No entanto, a pressa das manhãs, as corridas para os transportes e para o trabalho acabam por minar qualquer ambição de melhorar a dieta matinal (bem sei), por isso hoje vou partilhar convosco uma bebidas óptima e cheia de coisas boas que podem recriar em casa, muito facilmente, e em apenas dois minutos: o latte de matcha.

O latte de matcha é uma bebida que tem crescido imenso em popularidade aqui pelos nortes da Europa; em praticamente todos os cafés e restaurantes de comida saudável é possivel encontrá-la, sendo muito consumida pela manhã ou mesmo à hora do chá.


Para quem ainda não conhece, matcha é um chá verde japonês em pó (finamente moído), tradicionalmente usado nas centenárias cerimónias do chá no Japão. Como a folha do chá é consumida por inteiro (em vez de criar apenas uma infusão), diz-se que o  matcha apresenta mais benefícios do que o simples chá verde, tais como um grau mais elevado de antioxidantes, mas essencialmente elevados níveis de l-teanina, associada a efeitos calmantes e estimuladores de concentração e performance intelectual.


Por isso, nas manhãs durante a semana gosto de preparar um latte de matcha para começar o dia em vez do tradicional chá ou de leite vegetal simples.
Devo, porém, referir que o matcha não é um chá propriamente barato, contudo as quantidades utilizadas são tão pequeninas que um pacote dura imenso tempo. Também pode ser utilizado em bolos, macarons, papas de aveia ou simplesmente misturado com água para chá. É muito versátil.

Para fazerem o vosso latte necessitam de:

Ingredientes

1 chávena de leite vegetal;
1 colher de café de matcha (recomendo o da Iswari pela qualidade e relação quantidade-preço)
Um pouco de mel (facultativo)

Preparação
1. Num pequeno tachinho ou cafeteira aquecer o leite sem deixar ferver; 2. adicionar o chá e mexer bem; 3. continuar mexer com o auxilio de uma colher ou de um espumador de leite para criar alguma espuma na superfície.


Espero que gostem desta sugestão bastante prática, reconfortante e bastante saudável.
Não se esqueçam, porém, de comer mais qualquer coisinha antes de sair de casa.



Sem comentários:

Enviar um comentário