25 de abril de 2016

Tigela de açaí homemade


A receita que hoje apresentamos é óptima para o pequeno-almoço, para o almoço, para o jantar, ou para a ceia, ou seja, é óptima sempre, em qualquer altura, em qualquer lugar! Dá, portanto, para perceber que é das minhas receitas favoritas e que, sempre que tenho possibilidade, lá vou eu para a cozinha preparar uma tigela de açaí.

Para quem ainda não conhece, o açaí é uma baga pequenina, de cor escura e que possui uma concentração brutal de antioxidantes e fibra. No Brasil é bastante popular entre desportistas depois da prática, pois dá imensa energia, nutre, e os níveis de açúcar são bastante baixos. 
Apesar de não podermos comprar as ditas baguinhas frescas no supermercado, em alguns espaços já é possível encontrar polpa congelada ou, melhor ainda, o açaí como suplemento em pó (mais durável e económico) que pode então ser adicionado a batidos, sumos, ou a outros ingredientes para compôr a nossa própria tigela caseira.

Devo confessar que esta não é propriamente uma receita barata, sejamos realistas. No entanto, os benefícios destes ingredientes, aliados ao sabor espectacular fazem valer a pena o investimento, pois trata-se mesmo de um prazer amigo da saúde.

Para a minha taça necessitei de:

- 1 punhado de mirtilos;
- 1 punhado de framboesas ou morangos;
- 1 banana madura congelada;
- 1 colher de sopa de manteiga de caju ou de amendoim;
- 1 colher de sopa de açaí em pó (escolhi o que mais gosto que é o da Iswari)
-  2 tâmaras 
-  Um pouco de leite de côco ou arroz (só mesmo para lubrificar as lâminas do processador)

* Ou qualquer outras bagas ou fruta doce da vossa eleição. Não se esqueçam de pensar nos produtos locais também.


(para os toppings - opcional)

- Chips de côco desidratado;
- Sementes de linhaça;
- Nibs de cacau crú;

Preparação:

1. Colocar todos os ingredientes num copo liquidificador ou, idealmente, num robbot de cozinha;
2. Processar tudo até ficar com a consistência de um gelado cremoso.


Garanto-vos que vão adorar esta receita, e que vai derrotar o kg de gelado (à la Bridget Jones) numa sexta-feira à noite em frente à tv.


Sem comentários:

Enviar um comentário