2 de dezembro de 2015

Beleza a Caminho das Festas: 'Limpeza de Pele caseira'

Há dias atrás li um artigo intitulado 'A Facial at Home' e, se por um lado fiquei empolgada com a esta ideia, por outro senti-me muito céptica em relação aos resultados.
Uma coisa foi certa porém, tive de experimentar!

Segundo este artigo, precisamos de cinco produtos para fazer esta limpeza de pele caseira. Bem sei que cinco produtos parece imenso, e pode ser o suficiente para desmotivar qualquer um neste preciso momento, mas 'ei', estamos a falar de uma limpeza de pele em casa, talvez até valha a pena!

Então, estes são os produtos e os passos a adoptar para conseguir esta proeza. Vamos a isto!


1. Desmaquilante ou cleanser em óleo
Tudo começa com uma massagem com um óleo para dissolver a maquilhagem, ou simplesmente as impurezas mais teimosas que a pele acumula durante o dia devido à poluição. De seguida, devemos molhar as mãos com água tépida e continuar a massagem de forma a estimular a circulação, e a activar o óleo; este transformam-se, então, numa emulsão suave e delicada para a pele. Por fim, lavamos o rosto com água tépida, até estar completamente limpo.

                  

 As fórmulas em óleo são as mais eficazes para este efeito, pois diluem qualquer tipo de sujidade, sem adicionarem mais gordura à pele. A menos que tenham uma pele muito oleosa, estas fórmulas são maravilhas, especialmente no Inverno.
1. Sumptuous cleansing butter, The Body Shop; 2. Precleanse, Dermalogica; 3. Parsley Seed Facial cleasing oil.


2. Gel/Creme de limpeza
De seguida, para garantir que toda a sujidade foi completamente removida, devemos repetir o procedimento anterior, mas agora com um creme, ou gel suave de limpeza de pele. Remover o produto do rosto com a ajuda de uma musselina humida,  sem esfregar.




1. Camelia & Rose Gentle Hydrating Cleanser; 2. Lait demaquillat confort, Nuxe; 3. Aloe Calming Facial Cleanser, The Body Shop.


3. Exfoliação
Não há limpeza profunda que não inclua uma boa exfoliação, então este é o terceiro passo: exfoliar cuidadosamente a pele. Existem diversos exfoliantes com micro-esferas no mercado, contudo, para mim, não há nada melhor do uma mistura caseira de mel e açúcar mascavado; natural e muito mais em conta! Façam a mistura numa taça até obterem uma pasta (portanto  2 partes de açúcar para uma de mel) e, muito suavemente, massagem o rosto em movimentos circulares. Lavar abundantemente com água tépida para retirar bem o exfoliante natural e teimoso.

4. Calores&Vapores
Depois deste último passo, e de forma a preparar a pele para receber a hidratação final, nada melhor que vapores quentes para dilatar os poros faciais. Já todos fizemos esta experiência certamente. Basta colocar água quente numa taça, cobrir a cabeça com uma toalha, e deixar a pele receber estes calores e vapores durante dez minutos. Enxugar o rosto cuidadosamente com uma toalha suave.






                     


5. Hidratação Máxima
Por fim, e depois desta limpeza super profunda, a pele necessita de extra hidratação. Por isso, o ideal é voltar às formulas oleosas, mas agora na qualidade de hidratantes. Aplicar o óleo numa massagem suave e demorada, sempre em movimentos ascendentes.
Depois disto estamos preparadas para um sono de beleza (essencial!)




1.
Vitamine E overnight serum-in-oil, The Body Shop; 2. Gamila Secret face oil; 3. Fabulous Face Oil, Aesop; 4. Rosehip BioRegenerate Oil, Pai.



Os resultados da minha experiência:

Apesar de não ter documentado fotograficamente, posso dizer-vos que depois desta experiência a minha pele ficou suave como a de um bébé. A sensação de hidratação e elasticidade é óptima e muito confortável. Sinto que fiquei com uma pele mais uniforme (especialmente na zona T) e mais luminosa.
A repetir? Definitivamente, mas com cuidados. Não repetiria o processo durante um mês, pois o excesso de limpeza também não agrada à pele,  especialmente a peles muito secas. Reforço também a importância da utilização de bons produtos, especialmente os hidratantes, que depois de uma limpeza rigorosa necessitam de ser mesmo poderosos e ricos em nutrientes.

Apesar de ter uma pele normal, posso prever que seja bastante eficaz para pessoas com pele oleosa. Nesse caso, substituam o óleo hidratante por uma fórmula creme adaptada às necessidades da vossa pele.

Na minha perspectiva (de mera 'beauty addict'), acima de tudo, respeitem o vosso tipo de pele, usem produtos adequados às vossas necessidades, e nunca limpem a pele em excesso. Se seguirem todos estes passos acho que podem desfrutar desta 'Limpeza de pele' em casa, sem problemas ou dores de cabeça.


Uma dica certamente a experimentar para conseguir um 'glow' especial para a época de Festas que se avizinha!

Sem comentários:

Enviar um comentário